29 de março de 2010

Na Páscoa... reutilizar

Os alunos da EB1/JI de Tamel S. Pedro Fins construíram originais cestinhas de amêndoas da Páscoa, reutilizando materiais - os rolos do papel higiénico e os pacotes do leite escolar.
Além disso, pintaram desenhos alusivos à época.
Vejam agora as nossas fotografias.


Os mini-pasteleiros de Tamel S. Pedro Fins

No dia 26 de Março, os alunos da escola EB1/JI de Tamel S. Pedro Fins, incluindo os alunos do Jardim-de-Infância, confeccionaram dois pães-de-ló e cocos com a ajuda da D. Eva, que é a mãe do Henrique, o nosso colega do 4º ano.
Todos os alunos participaram nesta tarefa. Gostámos muito desta actividade, porque foi muito divertida. E saímo-nos muito bem como pasteleiros!
Aqui fica a receita do pão-de-ló para quem quiser experimentar.

Ingredientes:
12 ovos
250 g de açúcar
200 g de farinha peneirada
1 colher de chá de fermento
casca e sumo de um limão

Confecção:
1. Forre a forma de barro com papel próprio.
2. Parta os ovos e adicione o açúcar, o fermento, a casca e o sumo de um limão.
3. Bata tudo com uma batedeira durante 15 minutos.
4. Acrescente a farinha peneirada aos poucos e envolva tudo.
5. Verta a massa na forma e leve ao forno durante 30 a 40 minutos.

Bom apetite!

Texto colectivo – 3º e 4º anos



26 de março de 2010

Dia Mundial da Árvore na EB1/JI de Tamel S. Pedro Fins

Para comemorar o Dia Mundial da Árvore, todos os alunos da escola, do Jardim-de-Infância e do 1º Ciclo, reuniram-se para plantar umas plantas e umas flores.
Desta forma, a escola ficou ainda mais bonita e com um cheirinho a Primavera!
Ora vejam o trabalho destes pequenos jardineiros.


Comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Água

No dia 22 de Março de 2010, a Câmara Municipal de Barcelos organizou várias actividades ao ar livre para comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Água.
Os alunos do 3º e 4º anos da nossa escola foram seleccionados para participarem nestas actividades.
Às 8h45m um autocarro veio buscar-nos para nos levar a Areias de S. Vicente. O nosso autocarro levou também os alunos do 3º e 4º anos da escola EB1 de Roriz – Assento.
Quando chegámos a Areias de S. Vicente, realizámos várias actividades e conhecemos a Liliana que era a nossa guia.
A nossa turma foi dividida em dois grupos para fazermos vários jogos. Jogámos ao jogo da corda, fizemos umas corridas aos pares com uma tira de tecido a amarrar as pernas, enchemos caixas de plástico com uma mangueira dos bombeiros para que os bidões subissem, jogámos ao jogo do algodão em que tínhamos de tentar atirá-lo o mais longe possível e jogámos ainda a um jogo em que tínhamos de chutar a bola para derrubar cilindros.
Antes de cada jogo, a Liliana fazia-nos perguntas e nós saímo-nos muito bem!
Enquanto os alunos do 3º ano jogavam à caça ao tesouro, em que tinham de encontrar garrafas, os do 4º fizeram a travessia do rio Cávado, passando de Areias de S. Vicente para Areias de Vilar. Depois foi a vez dos alunos do 3º ano.
No passeio de barco não conseguimos ver os animais, porque fugiram por causa do barulho dos barcos. Apenas os alunos do 4º ano viram patos bravos a voarem. Mas apreciámos a vegetação, vimos um moinho, a barragem e a zona de captação das águas do rio Cávado.
Quando chegámos a Areias de Vilar, fomos almoçar na cantina da Estação de Tratamento das Águas (ETA).
Depois do almoço fomos brincar nuns insufláveis. Havia um insuflável de matraquilhos e outro de Pinball. Adorámos os insufláveis!
Após esta brincadeira, todas as escolas foram reunidas e ofereceram aos alunos um boné e um saco a tiracolo.
Por fim, um técnico da ETA fez-nos uma visita guiada às instalações da ETA e explicou-nos como é feito o tratamento das águas do rio para que ela chegue às nossas casas com boa qualidade.
Foi um dia muito divertido e instrutivo.

Texto colectivo – Turma do 3º e 4º anos da EB1 de Tamel S. Pedro Fins



Dia Mundial da Árvore e da Água

Os alunos dos 3º e 4º anos da EB1/JI de LIJÓ foram convidados a participar, no dia 22 de Março, nas actividades promovidas pela Câmara Municipal para a comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Água. Essas actividades têm como principal objectivo a sensibilização das crianças para a importância da protecção da floresta e da correcta gestão dos recursos hídricos.

Chegámos ao areal de Areias S. Vicente, junto à barragem da Penide, onde nos esperavam os responsáveis pela actividade da Câmara Municipal e um grupo de Bombeiros Voluntários de Barcelos, com um auto-tanque para a actividade em que a água fazia funcionar umas alavancas e dois botes para a travessia do Rio Cávado. Realizámos alguns jogos e iniciou-se a travessia. Em grupos, lá íamos vestindo os coletes e entrando no bote. Que aventura! Nunca pensámos que o nosso rio era tão bonito! O primeiro grupo conseguiu ver uma lontra, um guarda-rios e patos selvagens. O Drº Abel ia explicando a fauna e a flora que íamos observando. Vimos os jacintos-de-água, que são plantas nocivas, quer para as outras plantas quer para os peixes. Vimos uma azenha e umas pedras, as pesqueiras, cuja finalidade é a de os peixes poderem subir o rio no açude. Os pescadores também se instalam nessas pedras para pescarem.

Na margem esquerda, situam-se as instalações das Águas do Cávado, onde se capta a água do rio, trata e distribui pelas freguesias até chegar às nossas casas. Foi aí que descemos dos botes, onde nos esperava a Drª Diana. Levou-nos até à ETA (Estação de Tratamento da Água), mostrou-nos os tanques onde era depositada a água captada no rio e levou-nos até às diversões: os insufláveis. Entretanto, chegou a hora do almoço e deslocámo-nos até à cantina. No fim do almoço, voltámos aos insufláveis e, mais tarde, reunimo-nos com as outras escolas participantes para nos despedirmos e recebermos uma lembrança deste dia e desta actividade.

Foi um dia muito interessante e divertido.


19 de março de 2010

Um dia especial para um Pai Especial

Os alunos da E.B.1 de Campo não poderiam deixar de surpreender os pais.
Realizámos uma nova experiência pintando um prato de sobremesa para oferecer neste dia, tão especial, para todos os Pais.
Juntamente com o professor de música ensaiámos e cantámos uma canção dedicada ao Pai.
Elaborámos também um cartão com uma mensagem que os nossos pais vão adorar!
Até nós ficámos surpreendidos com o resultado das nossas pinturas.
Ficaram lindas…, …


12 de março de 2010

Ler + em Campo

Entre os dias 1 e 5 de Março decorreu a semana da leitura. Foi muito interessante o trabalho que fizemos e partilhámos. Recebemos vários convidados: o escritor Franclim Neto, o professor Belmiro Martins e o professor Rui Mota. Todos eles nos contaram histórias encantadoras, que gostámos imenso.
Para marcar esta semana começámos por elaborar um painel a anunciar a “Semana da Leitura”. Para preparação desta semana tão importante ,em sala de aula trabalhámos várias obras do autor convidado e elaborámos trabalhos escritos e plásticos sobre as histórias. Cada ano de escolaridade trabalhou uma obra diferente e na semana da leitura apresentámos o nosso trabalho ao autor e a toda a escola. Também expusemos o trabalho final. Os trabalhos e apresentações foram muito variados e diversificados.
Apresentámos um teatro de fantoches da história do “Lobo Mau Xau…Xau”, uma canção que adaptámos à história, visualizámos um filme sobre a história “Tesouro perdido…Tesouro Recuperado”. Sobre a história “Marcianos na Terra”constuímos os marcianos com a colaboração dos pais. Todos os trabalhos foram expostos no salão de entrada da escola para serem apreciados por todos. O autor Franclim Neto gostou e apreciou muito o trabalho que desenvolvemos na sala de aula.




Aqui deixámos a letra da canção musicada pela professora de música:

SER AMIGO É MESMO BOM

Quero ter um amigo
Que me ensine a viver
Quero ser o amigo bom
E chamar-me Pom-pom.

Refrão:Ter amigos é bom
Ser amigo é bom
Vamos todos partilhar.
O amor, a amizade
A alegria e sorrir
Vamos todos aplaudir

Ajudem por favor
Venham comigo brincar
Eu tenho muito amor
Para convosco partilhar.

Refrão: …

O nosso amigo Xau-xau
Afinal não é mau
Ele é mesmo um amigo bom
Vamos chamar-lhe Pom-pom.

Refrão: …

Também realizámos uma visita à Biblioteca Municipal. Lá assistimos a um teatro sobre Bernardino Machado e Camilo Castelo Branco e aprendemos algumas regras de funcionamento de uma biblioteca. Lá pudemos ler os livros que mais gostávamos. É pena não podermos ir lá mais vezes! Gostámos muito.
Ler é muito importante. Um livro é um amigo que nos acompanha.


9 de março de 2010

Semana da Leitura na EB1/JI de Tamel S. Pedro Fins

Durante a Semana da Leitura, que dedorreu de 1 a 5 de Março, os alunos do 1º e 2º anos leram e exploraram o poema "Mariana diz que tem..." de Luísa Ducla Soares, a partir do qual criaram as suas próprias quadras. Todos os trabalhos foram ilustrados.



Aqui ficam os dois textos...

Mariana diz que tem...

Mariana diz que tem
sapatinhos de cristal.
Mas só vejo nos seus pés
as botas de cabedal.

Mariana diz que tem
um cavalo p'ra correr.
Mas só vi no seu jardim
sete ratos a roer.

Mariana diz que tem
chocolates na algibeira.
Mas só lá tem um pão duro
dos que lhe deram na feira.

Mariana diz que tem
estrelinhas a brilhar.
São os seus olhos que brilham
quando se põe a sonhar.

Luísa Ducla Soares


Mariana diz que tem
um carro para brincar.
Mas só a vejo
todo o dia a limpar.

Diogo Rafael


Mariana diz que tem
um belo leão.
Mas só vejo
um pequenino cão.

Diogo Rafael


Mariana diz que tem
muito cristal.
Mas o que lá brilha
é uma montanha de sal.

Diogo Sá


Mariana diz que tem
um cão de boa raça.
Mas o diabo do cão
nem serve para a caça.

Carlos


Mariana diz que tem
um jipe que tem coelhos.
Mas só tem uma carroça
puxada de joelhos.

Carlos



Os alunos do 3º e 4º anos também leram e exploraram poesias de Luísa Ducla Soares.
A partir desses textos, os alunos criaram as suas próprias poesias, as quais foram depois apresentadas aos outros professores e colegas da escola.

O primeiro texto elaborado foi o "Abecedário Maluco de Animais", que teve por base o "Abecedário Maluco de Nomes".
Aqui ficam os dois textos... e comparem...


Abecedário Maluco de Nomes

A é o António,
que faz coisas do demónio.

B é o Bernardo,
picou o rabo num cardo.

C é a Catarina,
a fugir duma vacina.

D é a Diana,
com o sapato se abana.

E é a Elisa,
sai à rua sem camisa.

F é o Filipe,
para faltar diz que tem gripe.

G é a Gabriela,
que se julga muito bela.

H é o Hugo,
mais gordo que um texugo.

I é a Isabel,
tem mais borbulhas que pele.

J é o João,
a beber do garrafão.

L é a Leonor,
namora o computador.

M é o Mário,
guarda os livros no aquário.

N é a Natália,
quando chove usa sandália.

O é a Olívia,
lava as unhas com lixívia.

P é a Paulina,
põe creme de margarina.

Q é o Quim,
nas aulas come pudim.

R é o Ricardo,
morde como um leopardo.

S é a Susana,
a cavalo numa cana.

T é o Tomás,
só de mentir é capaz.

U é o Urbino,
come as cascas do pepino.

V é a Vanda,
caiu na jaula do panda.

X é a Xana,
tropeçou numa banana.

Z é o Zeca,
plantou relva na careca.

Luísa Ducla Soares, Abecedário Maluco



Abecedário Maluco de Animais

A é o abelhão
que põe pilhas no pilhão.

B é a baleia
que come tudo com geleia.

C é o carneiro
que quer ser cabeleireiro.

D é a doninha
que come nozes na cozinha .

E é o elefante
deu um anel à sua amante.

F é a foca
gosta de chupar numa broca.

G é o gato
anda a galope num sapato.

H é a hiena
que voa em cima de uma pena.

I é a iguana
que escorregou numa banana.

J é o jacaré
ficou entalado no canapé.

L é o lagarto
a cantar em cima de um pato.

M é a mula
que teve medo de uma lula.

N é a navalheira
a fritar uma alheira.

O é o orangotango
que namora com um morango.

P é a pomba
a surfar numa onda.

Q é o quetezal
detesta batata frita com sal.

R é a rã
a roer uma maçã.

S é a satinete
a andar de trotinete.

T é o tubarão
a fugir de um escorpião.

U é o urso
foi à universidade tirar um curso.

V é a vitela
que casou na capela.

X é o xuxo
quer fazer um puxo.

Z é o zangão
a jogar ao pião.

Trabalho colectivo


Este trabalho foi também ilustrado e afixado na sala de aula. Vejam depois as fotos...


Outro texto explorado foi o "Poema em iz", a partir do qual se criou o "Poema em ão".
Aqui ficam também os dois textos... para compararem, claro... Mas os alunos não se saíram nada mal!
Dêem a vossa opinião! Esperamos pelos vossos comentários.


Poema em iz

Na vila de Avis
Junto ao chafariz
Vivia feliz
O doutor Moniz
Que sendo juiz
Caçava perdiz.
Num dia infeliz
Uma perdiz
Picou-lhe o nariz
Deixou cicatriz.
O doutor Moniz
Partiu para Paris
Tratou do nariz
Com licor de anis
E voltou feliz
Para a vila de Avis.
Junto ao chafariz
Casou com a actriz
Dona Beatriz.
Teve um petiz
Chamado Luís.
Segundo ele diz
Não, não, não condiz
Com doutor juiz
Caçar mais perdiz.

Luísa Ducla Soares, Poemas da mentira… e da verdade


Poema em ão
Na cidade de Portimão
Vivia o Senhor Simão
Que era solteirão.
Um dia fez uma excursão
À cidade de Milão.
Conheceu a Dona Conceição
Por quem sentiu uma enorme paixão.
Casaram no avião
E fizeram um festão.
Sendo comilão
Comeu muito macarrão
E teve uma grande congestão.
Fez operação
Para resolver a digestão
Mas o médico foi trapalhão
E operou o coração.
O casal Falcão
Voltou de novo para Portimão.
Num dia de Verão
Nasceu o filho Sebastião
Que era anão.
O Senhor Simão
Aprendeu a lição
Que não deve ser comilão
E comer demais macarrão.

Trabalho colectivo





A Semana da Leitura na EB1 de Lijó

Com a Semana da Leitura que se realizou de 1 a 5 de Março, na EB1/JI de Lijó, mais uma vez, se celebrou e incentivou o prazer de ler. Com efeito, desenvolveram-se múltiplas actividades que promoveram o encontro dos livros com os seus leitores.
Promoveram-se actividades em diferentes contextos: nas salas de aula, na Biblioteca Escolar e no Polivalente da escola. Houve leitura partilhada com a participação de pais, encarregados de educação e familiares dos alunos bem como personalidades e entidades convidadas. Uma referência especial para a participação da S.ra Vereadora da Cultura, Drª Armandina Saleiro, para o Grupo de Teatro de Carapeços, TPCzinho, ensaiado pelo Prof. José Fernandes, para o Prof. Belmiro, adjunto do Director do Agrupamento de Escolas Vale do Tamel e ainda para o Prof. Rui, professor de Música na Escola Gonçalo Nunes.
A todos quantos aderiram a esta iniciativa, o nosso MUITO OBRIGADO!

Leitura partilhada com a S.ra Vereadora da Cultura:


Apresentação da peça de teatro pelo TPCzinho:



Participação de familiares dos alunos:



O Professor Belmiro leu uma história e trouxe um amigo, o Professor Rui:

8 de março de 2010

Visita à Biblioteca Municipal de Barcelos dos Alunos da EB1/J.I. Quintiães

Na Semana da Leitura fizemos uma visita de estudo à Biblioteca Municipal de Barcelos. Primeiro assistimos a uma peça de teatro “O Pinóquio” apresentada por um grupo de alunos da A.P.A.C.I. como se vê na fotografia do cartaz. No fim, visitámos a parte da biblioteca infantil, onde pudemos observar muitas prateleiras cheias de livros de histórias, enciclopédias e livros sobres vários temas de ciência, geografia… Dava muita graça ver os meninos do Jardim de Infância com tanto entusiasmo agarrados aos livros que lhes iam apresentando!


Semana da Leitura na EB1/J.I de Quintiães

Foi uma semana recheada de histórias e de poesia! Umas foram contadas, outras lidas e outras ainda inventadas e escritas por nós… Lemos e ouvimos ler poesias, principalmente da escritora Luísa Ducla Soares.
Na sexta-feira de tarde recebemos familiares de alunos que connosco quiseram comemorar o último dia da Semana da Leitura. Todos os alunos (EB1/J.I.) participaram com lengalengas, declamação de poesias e dramatizações. Houve uma mãe que leu a história “O Amor de mãe é assim…”; os avós contaram histórias de tempos passados… Foi um convívio maravilhoso que tivemos nesta tarde!


Acróstico "SEMANA DA LEITURA"

Semana da leitura
Encontra um livro mágico.
Muitos sonhos, aventuras e gravuras
A leitura te vai desvendar.
Não faças barulho
Anda até à biblioteca livros requisitar.

Dias de histórias
Até a família vem à escola contar.

Lijó tem uma biblioteca
Escola muito divertida
Inventar textos e aos colegas ler
Também é curtido.
Utilizar e aprender novas palavras
Rir, chorar, viajar e aventuras viver.
Anda comigo, anda ler!

Composição poética colectiva
Turma 08/E (3º e 4º anos)

1 de março de 2010

Semana da leitura 2010

A semana da leitura é uma actividade que pretende celebrar o prazer de ler. Decorre de 1 a 5 de Março de 2010. Esperamos que, mais uma vez, constitua um espaço de união e um tempo de partilha que contará com todos a ler.

Powered By Blogger