27 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO NA EB1 DA SILVA

PEQUENO-ALMOÇO NA ESCOLA


Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação os alunos e professores da EB1 tomaram um pequeno-almoço saudável na escola.


Os alunos aprenderam que o Pequeno-Almoço é uma refeição muito importante e que as crianças que não o tomam apresentam menores níveis de atenção, têm mais dificuldade em concentrar-se e podem mesmo alcançar piores resultados na escola.

Foi um momento de convívio bastante divertido.




Outras actividades realizadas:




Teatro "Joana e a Roda dos Alimentos" apresentado pelos alunos do 4.ºano



Semana da Alimentação




Na semana da alimentação, fomos desenvolvendo muitas actividades divertidas e sérias, porque a alimentação saudável é muito importante para o nosso bem estar.

Fizemos pesquisas na internet, desenhos, ementas e debates sobre os nossos comportamentos alimentares.

Para decorar a nossa cantina fizemos uns painéis com as caricas plásticas das garrafas, que deixamos aqui para vocês apreciarem.
No último dia, juntamente com os menimos do JI da nossa escola, fizemos uma salada de frutas gigante que comemos no intervalo da tarde.
Alunos EB1

26 de outubro de 2010

"A SOPA VERDE" em Tamel S. Veríssimo

No dia 15 de Outubro, pelas 9 horas, grande azáfama movia a EB1/JI de Fraião Tamel S. Veríssimo. Os alunos preparavam-se para o ponto alto de todas as actividades a desenvolver, "A SOPA VERDE". Muitos estavam caracterizados de acordo com a tarefa que iam realizar (cozinheiros). Mas realmente o que impressionava era a motivação. Os alunos tinham correspondido ao que se pretendia. Todos empunhavam legumes de várias qualidades, tamanhos e cores.
Tudo foi devidamente explicado, preparado, descascado e cortado. O sucesso obtido foi uma mais-valia e todos estavam felizes porque estavam em sintonia.



Os legumes foram entregues na cozinha e os alunos na hora do almoço deliciaram-se com o que tinham executado.
A nível de sala de aula e consoante os anos de escolaridade, os professores desenvolveram dinâmicas facilitadoras de tarefas e conceitos a interiorizar, através de powerpoints, fichas e outros suportes de aprendizagem.

23 de outubro de 2010

Comemoração do Centenário da República

image Os alunos do 3.º e 4.º anos da EB1 de Assento- Roriz realizaram, ainda, outras atividades no âmbito da Comemoração do Centenário da República. As quais passamos a descrever:

- Pintura de uma bandeira “gigante”;

- Pesquisa, na internet, sobre aspetos/personalidades relacionados com a implantação da República (Hino: Alfredo Keil e Henrique Lopes de Mendonça; 1.º presidente eleito pelo povo (Dr. Manuel de Arriaga) e o atual presidente (Dr. Cavaco Silva); Busto da República(Ilda Pulga);

- Organização da informação recolhida e elaboração de um cartaz, cujo fundo era a bandeira anteriormente mencionada.

- Pintura/ vestimenta de dois bustos por forma a representar Dr. Manuel de Arriaga e Ilda Pulga (Busto da República). Para a realização deste trabalho contamos com a colaboração do sr. Agostinho Rodrigues (pai da Beatriz, aluna do 4.º ano), que nos forneceu dois bustos. A ele deixamos aqui o nosso agradecimento.

Podem visualizar os nossos trabalhos na galeria de fotos e até fazer comentários aos mesmos.

Comemoração do Centenário da República na EB1 de Assento-Roriz

No dia 4 de outubro de 2010 celebramos na nossa escola o Centenário da República portuguesa. Neste dia, muitas e diversas atividades foram levadas a cabo pelos alunos, as quais passamos a descrever:

Inicialmente visualizamos dois filmes: no primeiro, vimos as três tentativas para implantar a República; no segundo filme, vimos os antigos alunos da professora Lisa representarem a peça de teatro “5 de Outubro de 1910”.

Após a visualização/exploração oral dos filmes, as professoras criaram cinco grupos de alunos e demos início a uma nova atividade bem divertida , o Peddy Paper. Este, estava organizado em cinco tarefas que cada grupo teria de realizar, tais como:

- Elaborar a bandeira de Portugal (recorte, pintura e colagem);

-Responder a um questionário sobre factos relacionados com a implantação da República;

- Construção de um puzzle com o hino “ A portuguesa”;

- Conhecer o sistema monetário desde a monarquia até aos nossos dias decalcando moedas de reis , escudos e euros;

- Percorrer de olhos vendados (com indicações dos colegas) um labirinto que começava com a bandeira da monarquia até chegar à bandeira da República.

No final do Peddy Paper tivemos um lanche acrescido que deu para comer bolo e brindar (com sumo) à nossa República.

Para terminar esta comemoração erguemos a nossa bandeira e com respeito cantamos o hino nacional.

Este dia foi muito divertido e educativo, pois através das atividades desenvolvidas aprendemos muitas coisas sobre o tempo em que se vivia numa monarquia, bem como a importância que teve a implantação da República para o nosso país.

Texto coletivo 3.º e 4.º anos

 

18 de outubro de 2010

Em Campo - Agricultura Biológica

No dia quinze de Outubro visitámos a estufa da D. Gracinda e do Sr. João. Observámos várias culturas e plantas aromáticas que servem para desinfestar as culturas das pragas que as destroem. Ficámos a saber como se podem produzir alimentos biológicos e também ficámos a saber que estes alimentos são mais saborosos e com mais qualidade porque não são usados químicos nem pesticidas durante o seu crescimento. Também vimos animais. O estrume dos animais é colocado em pilhas juntamente com o mato e forma o composto que serve para adubar as culturas da estufa. A D. Gracinda foi muito simpática e explicou-nos tudo muito bem. No final, ofereceu-nos um raminho de alfazema que cheira muito bem. Gostámos imenso desta visita e regressámos à escola muito felizes.

16 de outubro de 2010

Comemoração do Dia da Alimentação

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, na nossa escola, aprendemos a confeccionar doces tradicionais: marmelada, doce de abóbora e doce de maçã. A dona Glória, avó da Luana do segundo ano, veio ajudar-nos. Era um cheirinho de fazer crescer água na boca! Estávamos ansiosos por comê-los, mas não os podíamos comer quentes. Ficaram todos deliciosos e com muito bom aspecto. No dia quinze de Outubro, ao lanche, todos saboreámos o nosso doce preferido acompanhado de pão ou tostas e bebemos uma chávena de chá de cidreira. Ficámos muito satisfeitos e consolados! Alguns meninos quiseram repetir a dose!

15 de outubro de 2010

Centenário da República - Actividades




















Para assinalar o Centenário da República. Ao longo da semana fizemos várias pesquisas dos momentos mais marcantes deste acontecimento em Portugal.
Como trabalho final pintamos camisolas com esses motivos.
Aqui fica o resultado, esperamos que gostem desta nossa experiência.

13 de outubro de 2010

EB1 da Silva - Comemoração do Centenário da República

Na Eb1 da Silva realizamos várias actividades para assinalar o Centenário da nosssa República, uma delas foi a construção da Bandeira Nacional com pacotes do leite escolar.




EB1 da Silva - Chegou o Outono

Alguns trabalhos realizados pelos alunos sobre o Outono.
















6 de outubro de 2010

5 de Outubro - E.B.1 de Campo

Para comemorar o Feriado Nacional fizemos diversas actividades: pintámos uma bandeira e relembrámos o significado dos seus símbolos.

Apresentámos um teatro sobre a morte do rei D. Carlos e a passagem da Monarquia à República.


No fim, foi içada a Bandeira Nacional e, ao mesmo tempo todos cantámos o Hino, com muita vontade e respeito.

Visita ao Ribeiro de Linhar

No dia Nacional da Água fomos ao Ribeiro de Linhar.
Esteve uma linda manhã de sol!
Observámos a água do Ribeiro. Vimos lá alguns peixinhos, rãs, mas também algum lixo. Também observámos as plantas e as cores da natureza!
Lanchámos à beira do Ribeiro sentados no campo.
Nós colocámos lá placas com mensagens escritas para chamar à atenção das pessoas que devem manter o Ribeiro limpo e proteger a água.
O Ribeiro está a ser arranjado e está a ficar muito bonito. Nós gostámos muito da Visita de Estudo ao Ribeiro de Linhar.

5 de outubro de 2010

50 Anos

No dia 3 de Outubro procedeu-se às cerimónias comemorativas das Bodas de Ouro da Escola do Assento – Roriz,organizadas pela Associação de Pais.clip_image002


Nesta cerimónia participaram várias gerações de alunos e professores que passaram nesta clip_image002[4]escola. É de realçar a forma entusiástica como discursou o professor Elias, professor que inaugurou a escola em 1 de Outubro de 1960. No final do discurso, foram entregues medalhas a alguns dos primeiros alunos, matriculados nesta Escola, bem como aos professores e funcionários presentes na cerimónia. Foi ainda descerrada uma lápide, pelo PROF. Elias, assinalando a data comemorativa dos 50 anos.clip_image002[6]
Para terminar a cerimónia, houve um lanche convívio, onde de forma calorosa e emocionante se cantou os parabéns à escola.

Powered By Blogger