23 de novembro de 2010

Dia do não fumador E.B.1 de Campo

No dia do não fumador desenvolvemos várias actividades na nossa escola entre as quais destacámos um PAINEL COLECTIVO com mensagens chamando à atenção para os malefícios do tabaco. Também apresentámos um teatro mimado com situações alusivas ao tema e às doenças contraídas pelas pessoas que fumam. Vejam como ficou bonito!


Teatro Faunas na E.B.1 de Campo

No dia 17 de Novembro o teatro portátil do Projecto Faunas veio à nossa escola. Apresentou-nos a história “Uma casa de telhado para o chão”. Estivemos enfiados numa manta gigante em forma de tartaruga, só com as cabecitas de fora. Gostámos imenso da actriz e da história que nos contou. Interagimos com a actriz, imitámos vozes de animais, cantámos e actuámos como se fôssemos verdadeiros actores! Foi muito divertido e interessante!
Agradecemos à Associação de Pais das Escolas de Campo que nos deu a possibilidade de termos este teatro na nossa escola e que o financiou. Em nome da escola o nosso muito obrigado!

22 de novembro de 2010

EB1 da Silva - Dia Internacional da Terceira Idade - Turma do 4.ºano

DIA INTERNACIONAL DA TERCEIRA IDADE

Texto Colectivo - 4º ano da E.B.1 da Silva
No dia 28 de Novembro, fomos ao Centro Social de Cultura e Recreio da Silva, no âmbito do Dia Internacional da Terceira Idade. Quando lá chegámos, alguns idosos estavam na sala de convívio a jogar dominó, outros a ver televisão e outros a conversar. Nós entrámos numa sala à parte e fomo-nos caracterizar para a representação da peça de teatro. Pediram-nos que apresentássemos o nosso teatro naquela sala, por estar mais quentinho, mas a sala era um bocado pequena e ficámos um pouco apertadinhos.










Quando já estavam todos sentados à espera, nós entrámos e colocámo-nos nos nossos sítios, pois só alguns é que participavam no teatro. Enquanto a peça decorria, umas senhoras riam-se muito e outros iam fazendo comentários. Todos se mostraram muito animados e notou-se que gostaram muito, pois queriam mais. Depois, outros meninos da turma recitaram um poema dedicado aos idosos, que deixou alguns muito emocionados. No final, estivemos a conversar com eles, queriam saber como nos chamávamos, quantos anos tínhamos, de onde éramos, dizer-nos que gostavam muito de teatro e que gostavam que fossemos lá outra vez. Ficámos muito satisfeitos, por termos contribuído para que os idosos se sentissem mais acarinhados neste dia.

20 de novembro de 2010

EB1 DA SILVA - IDA AO TEATRO DE FANTOCHES

No dia 16 de Novembro a convite dos alunos do curso de Animação Sociocultural do IEFP de Viana do Castelos, os alunos da EB1 da Silva foram assistir a um espectáculo de fantoches que se realizaou no Centro Social de Cultura e Recreio da Silva.

Um dos objectivos desta actividade foi promover às crianças o contacto com as diferentes artes, nomeadamente o teatro e a leitura.

Os alunos adoraram os teatros apresentados e ficaram encantados por poderem tocar nos fantoches utilizados durante os teatros.

No final os alunos foram presenteados com um fantoche de dedo.
Aos do alunos do curso de Animação Sociocultural do IEFP o nosso muito obrigado!

EB1 DA SILVA - TURMA DO 2.ºANO - ÁREA DE PROJECTO

De acordo com o tema do Projecto Curricular de Turma, os alunos irão na Área de Projecto realizar diversas actividades relacionadas com o tema: "CRESCER COM SAÚDE - ALIMENTAÇÃO, HIGIENE ORAL e ACTIVIDADE FÍSICA" de forma a adquirirem hábitos promotores de saúde.

Algumas actividades realizadas relacionadas com a alimentação saudável e actividade física:


JOGO DA RODA DOS ALIMENTOS

Neste jogo os alunos (em grupo) tinham de levar vários tipos de alimentos de um local assinalado até à roda dos alimentos e colocá-los no grupo correcto da roda.






JOGO: Se Eu EscaPASSE ao Intruso… (jogo sugerido pelo programa PASSE)

Constituem-se três equipas com alimentos representados na Roda dos Alimentos de 6 ou 7 elementos cada, consoante o número de alunos da turma. Sempre que uma equipa jogar, pedem-se 3 voluntários das restantes crianças, que serão os intrusos (refrigerantes, doces, gorduras) e que são alimentos que se querem introduzir na roda dos alimentos. Cada equipa tem como objectivo transportar alimentos promotores da saúde, personalizados pelas próprias crianças, de um extremo do campo para o outro – sendo o mesmo delimitado por cordas ou desenhado no chão e tendo uma dimensão necessária para a concretização do desenrolara actividade – e joga uma equipa de cada vez.
Inicialmente, encontra-se numa das extremidades do campo a equipa que vai jogar. No meio do campo, encontram-se três crianças, chamadas “INTRUSOS”, que tentam apanhar o maior número de elementos da equipa em jogo, impedindo-os de chegar ao fim do campo e colocar lá o alimento saudável. Sempre que um intruso apanhar um alimento saudável, este fica parado e não se pode mexer mais, podendo o intruso ir apanhar outro alimento. Ganha a equipa cujo maior número de crianças atingiu a extremidade do campo.




EB1 DA SILVA - DIA NACIONAL DO NÃO FUAMADOR

No dia 17 de Novembro a EB1 da Silva assinalou o Dia Nacional do Não Fumador com diversas actividades desenvolvidas por cada uma das turmas.
Foram aprendidas canções relacionadas com o tema, elaborados panfletos alertando a comunidade educativa para os malefícios do tabaco e visualizados powerpoints onde os alunos foram alertados para os problemas de saúde que o tabaco provoca.






NUNCA TE ESQUEÇAS...PELA TUA SAÚDE, NÃO FUMES!!!

19 de novembro de 2010

Dia do Não Fumador, 4º ano - Aborim


Aqui estão algumas quadras que fizemos no Dia do Não Fumador, como sensibilização para não aderir a este vício que causa tantos problemas de saúde.


Devemos evitar o tabaco

para a vida proteger.

Nunca cair na tentação

pois cedo podemos morrer.


Se queres ser saudável

podes ser tu a ajudar.

Põe de parte o cigarro

e não tentes experimentar.


Presta muita atenção!

Para a saúde melhorar

e a carteira agradecer,

o vício tens que largar.

PNL e magusto - EB1 Aborim - 4º ano






No dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho estivemos a analisar uma história do Livro das Datas, Provérbios de S. Martinho, de Luísa Ducla Soares, que depois recontámos e ilustrámos.


Com a ajuda da professora Mariana, de Expressão Dramática, fizemos uma dramatização da lenda do Verão de S. Martinho e que foi apresentada aos restantes colegas da escola.



Foi uma actividade de que gostámos muito!

15 de novembro de 2010

Concurso "Vassouras de Bruxa"- Halloween

A E.B.1 de Campo vence o 1º e 2º lugar no concurso de Halloween - "Vassouras de Bruxa", no Escalão E.
Vejam!
Este foi o 1º lugar com 33 pontos:

Eis o 2º lugar com 20 pontos:

14 de novembro de 2010

Em Campo, Magusto cumpre tradição!

Mais uma vez festejámos o nosso magusto, numa grande festa muito animada e alegre. Os meninos do Jardim também se juntaram a nós.
Usámos materiais reciclados e embelezámos cartuchos e pacotes de leite, ao nosso gosto, para metermos as castanhas assadas. Ensaiámos a dramatização da Lenda de S. Martinho e apresentámo-la a toda a escola e aos meninos do Jardim de Infância.
Fizemos uma fogueira e formamos uma gigantesca roda, entoando canções e batendo muitas palmas. Estávamos todos muito felizes!
Agradecemos ao pai da Débora do segundo ano, que teve a gentileza de nos oferecer as castanhas para o nosso magusto. Estavam muito apetitosas e muito boas. Desde já o nosso muito obrigado.
O Presidente da Associação de Pais esteve connosco e, para animar a festa, montou a aparelhagem para comermos as castanhas ao som da música. Enfarruscámos toda a gente, como de costume.
Quando chegou o professor de desporto, depois de o enfarruscarmos, dançámos ao som da música e divertimo-nos imenso.
Tivemos pena que a chuva não nos deixasse em paz, pois poderia ser ainda melhor! Valeu a pena!

13 de novembro de 2010

EB1 DA SILVA - TURMA DO 4.ºANO

Concurso “Vassoura de Bruxa” - Halloween

Os alunos do 4º ano da E.B.1 da Silva elaboraram com grande entusiasmo e criatividade a “vassouleta” de bruxa, que obteve 29 pontos e conseguiu o 1º lugar do escalão A no concurso.
Parabéns a todos!

EB1 DA SILVA - MAGUSTO 2010

No dia 11 de Novembro - dia de S. Martinho - fizemos o Magusto Escolar.
Realizamos diversas actividades, tais como, construção de pacotes para colocar as castanhas reutilizando as caixas do leite escolar, entoamos canções, apresentamos teatros, realizamos jogos populares e, o mais importante, comemos as castanhas que estavam bem quentinhas e boas!!!

Foi um dia bem divertido.

EB1 DA SILVA - TURMA DO 2.ºANO

EXPERIÊNCIAS COM OS SENTIDOS

Vamos contar-vos como aprendemos os órgãos dos sentidos. O professor propôs-nos realizar algumas experiências para podermos descobrir a importância dos órgãos dos sentidos e a sua utilidade.

A primeira experiência chamava-se: “Ao que é que sabe?”
Sentido utilizado: Paladar.

1º O professor preparou diferentes substâncias (laranja, limão, maçã, açúcar, sal batata);
2º Um aluno de cada vez, com os olhos vendados, provou uma das substâncias e tentou adivinhar o alimento provado e o seu sabor;
3º Os alunos, em pares, registaram os alimentos provados e os seus sabores;



A segunda experiência chamava-se “O saco do tacto”
Sentido utilizado: O Tacto

1º O professor colocou diversos objectos dentro de um saco;
2º Um aluno de cada vez meteu a mão dentro do saco e teve de adivinhar qual o objecto encontrado, antes de retirar a mão de dentro do saco.
3.º Em pares, os alunos registaram os objectos identificados e as suas propriedades (duro, mole, áspero, rugoso, liso…)

A terceira experiência chamava-se “O que vejo?”

Sentido utilizado: Visão

1º Observamos a sala de aula;
2º Descrevemos o que víamos à nossa volta.



A quarta experiência chamava-se: “Ao que cheira?”

Sentido utilizado: Olfacto.

1º O professor preparou diferentes substâncias (laranja, limão, perfume, canela, café, alho, cebola);
2º Um aluno de cada vez, com os olhos vendados, cheirou as substâncias e tentou adivinhar a substância cheirada;






A quinta experiência chamava-se “O que ouço?”

Sentido utilizado: Audição

1º Com os olhos fechados tivemos de adivinhar quem falava e de onde vinham os sons, e identificamos diferentes sons colocados pelo professor no computador.
Powered By Blogger