4 de dezembro de 2011

Todos diferentes, direitos iguais!

Para comemorar a semana da diferença realizámos várias atividades na escola.Fizemos trabalhos para a exposição da E.B.2,3 de Lijó e para a exposição concelhia a decorrer na Câmara Municipal de Barcelos.A professora do ensino especial mostrou-nos diapositivos sobre a convenção da pessoa com deficiência e contou-nos a história do elefante Elmer.


No dia 28 de Novembro realizámos uma visita de estudo a Lijó.Fomos à biblioteca do Agrupamento à feira do livro. Vimos a exposição sobre "as diferenças" e vimos e apreciámos vários livros. Os livros eram interessantes e tinham ilustrações muito coloridas e engraçadas. Havia livros para todas as idades e de vários tamanhos. Alguns meninos compraram livros.

De seguida, fomos para a sala GG e assistimos ao teatro “O Pedro e o Lobo” apresentado pelo grupo de teatro de marionetas de Barcelos.
O teatro falava-nos duma história onde entravam várias personagens que foram apresentadas ao som de instrumentos musicais: o gato, o pato, o pássaro, o lobo, o Pedro, o caçador e o avô.
O lobo queria caçar o pássaro mas não conseguiu. O lobo ficou irritado e apareceu o Pedro. O Pedro disse ao pássaro para ir buscar uma corda e fez-lhe uma laçada. Depois, subiu a árvore, lançou a corda e conseguiu apanhar o lobo. De seguida, veio um caçador e o Pedro disse-lhe para não disparar. O caçador trouxe uma gaiola, prendeu o lobo e depois levaram-no para o jardim zoológico.
No final do teatro, uma professora explicou-nos que o lobo não se devia matar porque está em vias de extinção.
Os senhores mostraram-nos como se construíam as personagens para fazer um teatro de sombras.
Todos os meninos gostaram muito do teatro.
À saída, recebemos um marcador de livros e rebuçados. Depois, sentámo-nos a lanchar em frente à escola de Lijó.
Gostámos muito desta visita.

No dia 30 a turma do 4º ano foi a Lijó ao encontro com o escritor Ilídio Torres e teatralizou a "Lenda das Cruzes".

Para encerrarmos esta semana recebemos pessoas com deficiência motora da Associação de Deficientes Motores de Barcelos. Recebemo-los com muito carinho, fizemos-lhes algumas perguntas sobre as suas dificuldades e obstáculos que encontram nas suas vidas e, de seguida, andámos em cadeiras de rodas e jogámos com eles à bola. Foi muito divertido e sentimos na pele as dificuldades que eles sentem. No final, fizemos um lanche convívio e oferecemos-lhes os nossos donativos para ajudar a Associação. Antes de irem embora batemos palmas e agradecemos-lhes por nos terem proporcionado um dia diferente dando-lhes força e coragem para continuarem a lutar pelos seus direitos.





Sem comentários:

Powered By Blogger