27 de fevereiro de 2011

Visita do Sr. Bispo

O Sr Bispo D.Manuel Linda visitou a nossa escola. Para o receber ensaiamos uma canção com a colaboração dos professores de música, fizemos bandeiras com as cores da igreja e um lindo tapete de flores. Também elaboramos um discurso e oferecemos-lhe um lindo ramo de flores. Afinal receber os visitantes com cortesia também faz parte da educação.

24 de fevereiro de 2011

Semana da Leitura - 2011


A 5ª edição da Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros, que pretende dinamizar as escolas, estimulando dinâmicas que evidenciem, nestas e nas comunidades em que elas se inserem, ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte.


No Agrupamento de Escolas Vale do Tamel será dinamizada entre 28 de Fevereiro e 4 de Março de 2011  e, indo ao encontro da temática proposta para esta edição, procurará abordar a relação  LEITURA – ENERGIA – FLORESTA.
Conjuga-se, deste modo, a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade, o que nos remete para questões muito diversas como a biodiversidade, a biomassa ou as energias renováveis.

Projectos e iniciativas PNL

Estamos no Inverno


Com a utilização de materiais variados construímos os nossos bonecos de neve. Também elaborámos acrósticos interessantes sobre o Inverno.

Turma 05/4E

Colocação de trabalhos no blogue

Olá amigos.
Somos alunos da turma E do 4º ano da escola de Carapeços e estamos a experimentar colocar os nossos trabalhos no blogue.

23 de fevereiro de 2011

EB1 DA SILVA - PROGRAMA PASSE

No dia 15 de Fevereiro de 2011 as senhoras enfermeiras e uma nutricionista vieram à nossa escola promover algumas actividades relacionadas com o programa PASSE (Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar). Vimos um filme sobre a higiene oral, fizemos o jogo: alimentos amigos e inimigos dos dentes; aprendemos como devemos escovar os dentes; fizemos a escovagem dos dentes e o bochecho com flúor.
Foi-nos dado um cartaz para registarmos o número de vezes que escovamos os dentes por dia.
Adoramos as actividades realizadas e aprendemos que para termos um sorriso brilhante precisamos cuidar muito bem dos nossos dentes.




17 de fevereiro de 2011

Dia de S. Valentim na EB1/JI de Fraião Tamel S. Veríssimo

Hoje é dia de S. Valentim. S. Valentim era um Bispo em Itália. Itália é a origem do dia de S. Valentim. S. Valentim era a favor do amor. Amor é o que sentem os namorados. Namorados casaram-se às escondidas. Às escondidas, Valentim, na prisão, falava com a filha do carcereiro, Júlia. Júlia era uma pessoa invisual, e, Valentim fez um milagre: Pôs a Júlia a ver tudo. Tudo ficou chocado, no dia 14 de Fevereiro, porque mataram Valentim, e a Júlia plantou flores junto do túmulo de S. Valentim. Ana Rita Pereira, 4º ano EB1/JI Tamel S. Veríssimo

A importância de um abraço, de um carinho, do amor... A falta de afecto durante a infância pode ser determinante ao longo de toda a vida. As crianças devem ser suficientemente amadas pelas pessoas com quem vivem, pois o «colo» é por demais necessário para crescerem emocionalmente saudáveis. O melhor remédio para prevenir problemas afectivos são os mimos que se recebem durante a infância, mimos que não se devem excluir de forma alguma. Assim se adquire a estabilidade necessária para crescerem seguros e serem capazes de desenvolver a capacidade de amar. Sabendo a importância desta temática foram trabalhados a nível de sala de aula, os afectos e a importância destes, na vida de todos. Foi salutar verificar o entusiasmo dos alunos na vivência e empenho nas diversas actividades preparadas para eles e que envolveram todos os docentes titulares de turma, bem como das AEC.

14 de fevereiro de 2011

Representação teatral "O Rapaz de Bronze"

Um grupo de jovens da APACI deslocou-se à E.B.1 de Campo e apresentou a peça de teatro "O Rapaz de Bronze". Foi um momento maravilhoso, onde os alunos desta instituição mostraram o seu talento, o seu empenho e o prazer e alegria de verdadeiros actores. É de louvar a iniciativa, não só pela qualidade da actividade como também pelo modo como os actores se sentiram integrados e a vontade por eles manifestada em voltar com novas peças de teatro.
Os alunos interagiram com eles e gostaram imenso do teatro apresentado.

13 de fevereiro de 2011

Aborim - Quadras de amor e amizade

Estamos a ler o livro "o meu primeiro Fernando Pessoa", que nos fala da vida do poeta e da sua obra. Ao fazer pesquisas, descobrimos que dois anos antes de falecer, Fernando Pessoa escreveu centenas de quadras, que foram depois publicadas em 1965, sob o título de "Quadras ao Gosto Popular".
Fizemos também quadras e elaboramos um painel, "Um metro quadrado de poesia".
Por ser dia de S. Valentim mostramos o nosso trabalho!
Todo aquele que ama
valoriza, mima e aquece.
Quanto mais o tempo passa
mais o amor se fortalece.
(Fernando)


A nossa bela amizade
irá sempre continuar.
Espero que assim seja
até eu me casar.
( Ana)

O nosso amor é infinito,
nunca mais vai acabar
Não há nada mais bonito
do que poder amar.
(José de Jesus)

Tu estás nos meus sonhos,
como na história está a fada.
Se tu me deixares
vou ficar muito abalada.
(Rafaela)

Amo-te tanto,tanto
Tanto como uma flor
Nunca te esquecerei
És o meu grande amor.
(Joana)

Os teus olhos são lindos
tão lindos como uma flor.
Por favor nao me deixes
nem me causes tanta dor.
(Patrícia)

Actividades de Natal 3.º /4.º ano Assento- Roriz



Olá, desculpem o atraso mas temos andado muito ocupados e o tempo que nos resta é muito escasso para actualizar o blog. Mas, e como já alguém disse " Mais vale tarde do que nunca"por isso aqui deixamos algumas das actividades por nós realizadas na época de Natal.

1 de fevereiro de 2011

Aborim - Serra da Estrela


Conhecem a poesia Rio Douro (Luísa Ducla Soares)?
Num jogo de "palavra puxa palavra" fizemos o mesmo com a Serra da Estrela...

RIO DOURO

Rio Douro
De ouro o anel
Anel de Saturno
Saturno planeta
Planeta solar
Solar do Marquês
Marquês de Pombal
Pombal das pombas
Pombas da paz
Paz e amor
Amor ao próximo
Próximo comboio
Comboio a vapor
Vapor de água
Água com peixes
Peixes do rio
Rio Douro.
Trabalho dos alunos do 4º ano
Powered By Blogger