31 de março de 2011

A visita dos Enfermeiros

Hoje, os enfermeiros fizeram uma visita aos alunos do 4º Ano e começaram por nos mostrar um filme. O seu nome era “Sorriso brilhante” e falava sobre o Doutor Dentolas, que visitou vários sítios: Europa, África, Ásia, Austrália, América do Norte e América do Sul. Ele falou que no dia-a-dia devemos lavar os dentes no mínimo duas vezes ao dia e que devemos ter uma alimentação saudável. As crianças ficaram a perceber que as guloseimas só se devem comer de vez em quando. Um dos motivos do filme foi sensibilizar para uma boa higiene oral.
De seguida, fomos para a parte experimental a escovagem dos “dentes a seco”. Aprendemos que não se deve partilhar a escova. Escovamos os dentes seguindo as orientações do Senhor enfermeiro. Utilizamos uma escova macia, uma pasta dentífrica de adulto com 1000-1500 p.m. de Flúor, guardanapos ou rolo de papel de cozinha. A escovagem deve ser feita pelo menos 2 vezes ao dia. Foi fácil e ficamos com a boca fresquinha. Por fim o bochecho do flúor.
A higiene oral é a medida mais eficaz para prevenir muitas doenças.
Foi uma manhã agradável!!!
Turma 4ºE e 4º F

30 de março de 2011

Aborim e o Pinóquio

Nós, as crianças e alunos da EB1/JI de Aborim, no dia 29 de Março fomos à Biblioteca Municipal de Barcelos, ver uma peça de teatro chamada «O Pinóquio», apresentada pelos jovens da APACI. A peça foi muito agradável e o Pinóquio desempenhou muito bem o seu papel, mostrando que qualquer pessoa pode ser actor, independentemente das suas limitações. O trabalho que vimos foi resultado de muito esforço da parte deles pelo que nós agradecemos. Como a peça começava só às 10:30, ainda demos uma volta à parte histórica de Barcelos e vimos alguns dos belos monumentos da nossa cidade.



28 de março de 2011

Dia Mundial da Floresta - visita à nascente

No dia 21 de Março fomos visitar a Nascente. Fizemos um longo percurso desde a Escola até ao Largo dos Carvalhos,lá bem no cimo do monte. Levámos connosco alguns cartazes de sensibilização da população local para a necessidade de preservar a água e defender a floresta, pois sem elas não poderemos viver.

Pelo caminho, observámos as várias espécies de plantas e apreciámos a frescura das árvores e o ar puro do monte. O Sr. Presidente da Junta foi lá ter connosco, indicou-nos a Nascente e explicou-nos a função dos poços que fomos encontrando durante o percurso.

Foi interessante ver como a água brotava de entre as pedras, pura e cristalina! Nunca tal coisa tínhamos visto!
Como estava muito calor e o percurso foi grande, ficámos com sede e bebemos água pura que saía dum reservatório de água. Gostámos muito desta visita de estudo e do percurso que fizemos a pé porque foi saudável.

25 de março de 2011

Há Uma Rádio Que Nos Liga!

 É Verdade! Há uma rádio que nos liga e nós gostamos!

A WebRádio Educativa Vale do Tamel continua a ligar-nos e desta vez, a emissão tem as nossas vozes. Vozes de crianças da educação Pré-escolar e de alunos do Primeiro Ciclo de várias escolas e jardins-de-infância do Agrupamento.
Incansável, o Prof. Diegues alargou o projecto aos vários níveis de educação e ensino - do Pré-escolar ao Secundário - e esta emissão conta com a colaboração de Educadoras de Infância e Professores do 1º Ciclo que, após a formação sobre o programa Audacity realizada na Escola Básica e Secundária Vale do Tamel, a nossa escola sede de Agrupamento, fizeram chegar à equipa da WebRádio vários trabalhos com os seus alunos em formato podcast.

O resultado está NO AR!
Vale a pena LIGAR e ouvir os nossos trabalhos!
Parabéns e obrigada Prof. Diegues
http://radiovaledotamel.blogspot.com/

Ensino Experimental das Ciências



Separação de sementes



Separação de sementes



Observação com a lupa binocular da constituição do feijão

1.º Ano
Turma 05 A



Turma E 4ºano

Visita do de D. Manuel Linda à EB1 de Lijó

 Visita de   D. Manuel Linda,  Bispo Auxiliar de Braga, à escola de Lijó.



23 de março de 2011

O Carnaval...

O Carnaval na EB1/JI de Fraião não saiu à rua, mas fez furor através das lindas fantasias, centradas nos disfarces, na música, na dança, no cantar, na arte de desfilar e em gestos. A folia esteve muito animada e não faltaram as serpentinas e os confetes na diversão da pequenada. Desde os meninos do Jardim de Infância, aos do Primeiro Ciclo, todos se mostraram à altura daquele divertido e emocionante dia. Foi um alegre convívio permitindo o reviver de costumes e tradições. O ponto alto do dia foi o baile de Carnaval, acompanhado por Karaoke. Aí, todos mostraram que o carnaval pode e deve ser vivido com alegria, e nada melhor que ver a alegria das crianças estampada nos seus rostos.




Semana da Leitura na EB1/JI de Fraião…

A abertura da Semana da Leitura iniciou com um diálogo em contexto de sala de aula para dar conhecimento de todas as actividades a realizar. O objectivo desta actividade foi motivar para a apetência da leitura, divulgar livros e autores, permitir aos alunos o contacto/diálogo com um ilustrador e promover actividades de animação cultural. O incentivo à leitura, a contribuição para a vivência de novas realidades, o adquirir de vocabulário e competências linguísticas, bem como a interacção com a família e demais elementos da Comunidade Educativa, foram os objectivos traçados.

Durante a semana, os Encarregados de Educação, ou familiares, participaram com a leitura de contos escolhidos pelos mesmos nas salas de aula, ou na biblioteca da escola.
De realçar uma actuação de dois membros do Teatro TPC de Carapeços, onde o Professor José Fernandes e José Martinho Andrade presentearam os alunos com um vasto repertório, onde não faltou a música através de acordes de viola.
Como ponto alto de toda esta actividade, destacámos a presença do ilustrador Arlindo Fagundes, que provocou um grande impacto nas crianças ao dissertar sobre o seu trabalho, mostrando diversas ilustrações que fez para os livros da colecção “Uma Aventura”. Entrevistas, uma sessão de autógrafos e a oferta do símbolo de Barcelos (Galo), foi o término desta actividade.


Para encerramento desta semana, os alunos da escola participaram com dramatizações e cantigas. Todos os participantes deixaram uma mensagem no livro de honra e receberam um diploma de participação. Todos os objectivos foram amplamente conseguidos e granjearam a simpatia e o agrado de todos os participantes. Antecipadamente a escola tinha sido decorada a preceito com cartazes e ilustrações elucidativos deste tema.


22 de março de 2011

Floresta autóctone e plantas invasoras

Em Fevereiro falamos sobre floresta autóctone e plantas invasoras.


Semeamos árvores da nossa região: pinheiro manso, castanheiro, nogueira, sobreiro e carvalho.



Tratamos do viveiro regularmente.


No dia 17 de Março vimos os primeiros pinheirinhos ...



E quando estiverem grandinhas vamos plantá-las no seu ambiente natural.

A EB1/JI de Carapeços continua a proteger o ambiente...

Na sexta-feira, dia 11 de Março, fomos colocar casinhas/ninho e comedouros nas árvores do recreio da nossa escola.
Como está quase a chegar a Primavera, decidimos pô-las agora para os passarinhos construírem os seus ninhos.
Nós levamos as casinhas lá para fora e procuramos a árvore onde elas ficassem bem.
Quem nos ajudou a prendê-las às árvores foi o senhor José, que subiu com uma escada e atou-as aos troncos com arames.
Assim nós ajudamos o ambiente, ajudamos os passarinhos e eles vêm mais para a nossa escola.
Agradecemos aos nossos pais a colaboração na construção das casas/ninho e esperamos que os passarinhos gostem...




21 de março de 2011

O Alfa vestiu-se de... Pirata!

Eu sou o Alfa e comigo, a turma A do 1º ano da E.B./JI de Fraião, Tamel S. Veríssimo, deliciou-se no Carnaval. Sou o Pirata e vou à descoberta da Dezena.


Vem! Ajuda-me a descobrir todas as dezenas no meu disfarce.



Powered By Blogger