31 de outubro de 2011

Tenta cercar o gato



Clica na imagem e acede ao site deste jogo.
Resolve esta tarefa clicando nas bolas claras de modo a desenhares um cerco escuro. O gatinho não consegue pular a linha das bolas escuras. Boa sorte!

30 de outubro de 2011

PNL-"Nabo gigante"






O nosso projeto "Almofadinha" já começou na semana da alimentação com a leitura da história "O nabo gigante" do livro Contos tradicionais de António Mota.
Deixamos aqui as atividades que fizemos para os colegas que já tenham lido a história, ou então que queiram ler.

24 de outubro de 2011

PNL-E.B.1 de Campo

No âmbito do PNL os alunos da E.B.1 de Campo tem vindo a desenvolver o gosto pela leitura e escrita, notando-se significativos progressos sobretudo a nível da expressão escrita. Preenchem a ficha de leitura acerca da história trabalhada, fazendo o resumo da mesma, opinam sobre a parte da história que mais apreciaram e sobre as atitudes das personagens desenvolvendo o espírito crítico.
Para além disso, sempre que as histórias se proporcionam, teatralizam-nas e desenvolvem trabalhos plásticos desenvolvendo a criatividade e sensibilidade estética. Ora vejam!



Engenheiros de palmo e meio!

Na E.B.1 de Campo os alunos com apoio dos pais elaboraram sob a orientação da professora o trabalho exposto na foto, com engenho e arte. Estão todos de parabéns!

Plano Nacional de Leitura



21 de outubro de 2011

Semana da Alimentação





Durante a semana de 10 a 14 de outubro desenvolvemos diversas atividades na nossa escola para melhorar os nossos habitos alimentares. No final da semana confecionamos iogurte que ficou uma delícia. Também fizemos espetadas de fruta. Foi um lanche bem saboroso.

Para os interessados deixamos aqui a receita do nosso iogurte.
Ingredientes:
1 litro de leite
1 ou 2 iogurtes
Corante ( em pó ou líquido)
Açúcar (a gosto)
Preparação:
Colocar o leite a aquecer até atingir 45º, retirar do lume e adicionar o iogurte. Mexer muito bem e tapar com um pano em volta, deixar a descansar num local com temperatura agradável (junto do fogão) cerca de 8 a 12 horas.
Depois destapar, adicionar o corante e o açúcar a gosto e servir num copo, ou então guardar no frigorífico em recipientes fechados.















18 de outubro de 2011

EB1 de Silva - TURMA 10-C - 3.ºANO - MAQUETAS

Os alunos do 3.º ano, com o apoio dos pais/encarregados de educação, construiram maquetas com as quais realizaram uma exposição. Os trabalhos realizados ficaram muito bonitos.




























































EB1 de Silva - Dia Mundial da Alimentação

Uma vez mais a nossa escola assinalou o Dia Mundial da Alimentação. Para além das diversas atividades efetuadas por cada turma na sua sala de aula, todos saboreamos uma deliciosa gelatina com fruta realizada pelos professores e alunos.

É muito importante assinalar este dia e aprender as regras de uma Alimentação Saudável para que possamos crescer com muita saúde.




Aborim - Semana da Alimentação

Somos os alunos do 1º ano de Aborim e este é o primeiro trabalho que queremos partilhar.
Na semana da alimentação fizemos diversos trabalhos e aprendemos como ter uma alimentação saudável. Fizemos pequenos círculos com frutos e adivinhas para tornar a cantina mais colorida. Levámos para casa um folheto com informação útil e passatempos para resolver com os nossos pais. Também fizemos um marcador com frutos para os livros que vamos aprender a ler.






Ouvimos histórias do "Livro com cheiro a morango", de Alice Vieira e fizemos desenhos sobre as mesmas.






16 de outubro de 2011

Quero crescer saudável!

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação a E.B.1 de Campo, convidou algumas mães e avós para ajudar na confeção de uma sopa de legumes frescos que os alunos trouxeram com muito empenho das suas hortas. A sopa, alimento rico em vitaminas, minerais e fibras é um alimento saudável que deve fazer parte da alimentação diária. Os alunos ajudaram a confecionar a sopa que ficou deliciosa. A sopa foi servida ao almoço e as crianças saborearam-na com muito gosto. Também foi confecionado doce de abóbora. Como os meninos trouxeram muitos e variados produtos, foi realizada uma feirinha no sábado de manhã, em articulação com o Jardim de Infância, com a colaboração da APEC, que reverteu a favor da Associação de Pais.




Durante a semana foi trabalhado o tema e entre as várias atividades, salientamos a elaboração da seguinte poesia:


De manhã ao levantar,
Dou banhinho bem cedinho,
E fico muito fresquinho,
P´ro pequeno almoço tomar

O leite, o pão e a fruta,
Para me alimentar.
Se quero crescer saudável
do corpo devo cuidar.

Quando chego à escola
Tenho muito que fazer
Gasto as minhas energias
A estudar, pensar e correr.

E ao meio da manhã,
Fraquinho começo a ficar,
Corro p´ra minha lancheira,
P´ra energias carregar

Como a sopa de legumes
O pão, a carne ou o peixe
Saladas e hortaliças
P´ra que o corpo não se queixe

Como fruta à sobremesa,
De longe a longe, um docinho,
As vitaminas protegem-me,
Para não ficar doentinho.

Alunos da E.B.1 de Campo

12 de outubro de 2011

Dia Mundial do Animal

Hoje, dia 4 outubro, trouxemos vários animais de estimação para a escola porque é o dia mundial do animal. Trouxemos: gatos de várias raças, coelhos de várias cores, uma garnisé, uma cadela, dois amesters, tartarugas, peixes,... Chegámos à escola muito animados e muito felizes. Os animais vieram todos muito bem cuidados e bem acomodados com comida e bebida para durante todo o dia. Quando chegámos à escola todos os meninos os observaram com alegria, entusiasmo e fizeram-lhes muitos miminhos.
Sabemos que os animais têm o direito de serem bem tratados e não devem ser abandonados. Eles são seres vivos que fazem parte do planeta. Os animais são nossos amigos, devemos protegê-los e cuidar muito bem deles.





E.B.1 de Campo

Caminhada de outono








No passado dia 6 de outubro realizamos uma caminhada de outono com o objetivo de observar, identificar e registar as árvores existentes na nossa floresta.


Saimos da escola pela manhã rumo ao monte de Tamel S.Pedro Fins onde encontramos muitas especies de árvores, umas autóctones outras invasoras. Fizemos registos gráficos das árvores observadas e recolha de elementos como folhagem, frutos e cascas.


Observamos com cuidado as formas das árvores, das folhas e dos troncos e fizemos os registos que agora vamos explorar na escola.


A manhã foi muito proveitosa pela qualidade do ar que respiramos, dos sons que ouvimos e da paisagem que vimos.





3 de outubro de 2011

Em tempo de outono

O tempo começa a arrefecer. Aparecem as primeiras nuvens, caem as primeiras chuvas, sopram os primeiros ventos. As folhas caem das árvores: amarelas, vermelhas rochas castanhas, cor de laranja. Fazem-se as vindimas e colhem-se os frutos; as maçãs, as romãs, as peras, os figos, os diospiros, as nozes e as castanhas.
Festeja-se o S. Martinho e fazem-se os magustos.
As andorinhas agrupam-se em bandos, despedem-se e vão para países mais quentes. Começam as aulas e os meninos vão para a escola.
É outono!

E.B.1 de Campo
Powered By Blogger