28 de dezembro de 2011

NATAL E PNL

A turma C do 2º e 3º anos trabalhou ao longo dos meses de novembro e dezembro alguns textos adaptados do livro "O Cavaleiro da Dinamarca". Depois elaboraram o texto dramático para representarem na festa de Natal. Agradecemos a colaboração de pais e auxiliares de educação que colaboraram connosco para que fosse possível produzir cenários e acessórios.











TEATRO – O CAVALEIRO DA DINAMARCA












24 de dezembro de 2011

É Natal! Tempo de amor e alegria!

Para o encerramento do 1º período, a E.B.1 de Campo, como de costume, preparou uma grande festa, que se realizou no dia 17 de dezembro(sábado), com um salão repleto de crianças e pais/encarregados de educação.
Foi com entusiasmo , muita alegria e azáfama que desenvolvemos variadas atividades neste final de período desde a elaboração de textos em prosa e em verso, dramatização de textos, ensaios de teatros, canções, danças e esquemas rítmicos, elaboração de trabalhos de expressão plástica para decoração do espaço escola e do salão da festa, confeção de cenários e adereços para caraterização das personagens dos teatros,…
Toda a comunidade educativa: alunos, auxiliares, professores, encarregados de educação/pais, Associação de Pais e Juntas de Freguesia locais, trabalharam para que as crianças se sentissem felizes e para que esta Festa de Natal fosse inesquecível. Parabéns a todos e esperamos que o novo ano seja ainda melhor. Aqui fica apenas um cheirinho do trabalho que desenvolvemos:










Este ano, o Pai Natal de Campo trouxe aos meninos uma prenda especial- Um livro do PNL que irão trabalhar no decorrer do 2º período.Foi um Pai Natal amigo do ambiente!

A E.B.1 de Campo deseja a todos os participantes e visitantes deste blog um Bom Natal e um Ano de 2012 cheio de esperança, saúde e alegria!

Feliz Natal

A comunidade escolar de Aborim deseja a todos um Feliz Natal e um Bom Ano 2012!

20 de dezembro de 2011

14 de dezembro de 2011

Percorremos a história....






E concluímos....
Não é preciso seguir a multidão para ser o mais popular da escola.

Na continuação da sua saga, os artistas produzem em...."A história na escola"


J.I. Carapeços



Desenhos T05A - Texto T05D

Exposição de Natal - Convite

A EB1/JI Tamel S. Pedro Fins, deixa aqui o convite a toda a comunidade escolar e visitantes do blog, para visitarem a exposição de trabalhos feitos pelos alunos, com a colaboração dos docentes, encarregados de educação e pais.

A escola estará aberta durante o horário letivo nos dias 15 e 16 de dezembro.
Visitem!

9 de dezembro de 2011

Aborim - hora do conto

No dia 7 de dezembro, a Biblioteca Municipal de Barcelos trouxe à nossa turma a história "As aventuras da Rita e do tesouro do castelo", apresentada pelo seu autor, o Simão Lopes.
Gostámos muito da história e ficamos admirados com a capacidade do Simão em inventar histórias e fazer a ilustração das mesmas. Depois participamos numa actividade de descobrir diferenças em duas imagens que faziam parte do livro.
Desejamos que o Simão continue a escrever mais aventuras da Rita e do seu cão Bobi e para ele um grande abraço.
Os alunos do 1º ano

Aborim - Somos todos diferentes

Como preparação da semana da diferença, analisamos o livro "Somos todos diferentes", de Emma Damon, e fizemos alguns trabalhos para serem expostos. Em grupo elaborámos livros semelhantes ao que lemos com desenhos nossos e que apresentámos aos colegas das outras turmas, mostrando como é que víamos as diferenças de todos.
Os alunos do 1º ano


7 de dezembro de 2011

Aborim - Semana da Diferença




dia internacional da pessoa com deficiência


Ao longo desta semana, abordamos a Semana da Diferença. Também falámos das pessoas que têm algum tipo de deficiência. Vimos alguns vídeos sobre esse assunto: um pianista chinês que tocava com os pés, um ciclista sem mãos, nadadores sem braços ou sem uma perna, atletas paraolímpicos … Vimos postais pintados por artistas que não têm mãos e que pintam com a boca ou com os pés.
Ficámos impressionados com as coisas maravilhosas que essas pessoas fazem!
Nos tentámos desenhar e pintar com a boca e alguns alunos tentaram escrever o seu nome com o pé, mas descobrimos que é muito difícil!
Estas pessoas merecem todo o nosso respeito!

Turma C- 2º/3º anos





pintado com a boca e escrito com o pé




Os alunos do 2º e do 4º ano também fizeram desenhos e cartazes sobre o tema.







5 de dezembro de 2011

Semana da diferença





Na semana de 28 de novembro a 2 de dezembro assinalamos a "semana da diferença" com histórias, debates, partilha de experiências, desenhos e jogos.
Assim estamos um pouco mais sensibilizados para as dificuldades que estas pessoas "diferentes" têm no seu dia a dia, quer a nível de infraestruturas, quer a nível social.
Aqui ficam as fotografias de alguns dos jogos que fizemos .

4 de dezembro de 2011

Todos diferentes, direitos iguais!

Para comemorar a semana da diferença realizámos várias atividades na escola.Fizemos trabalhos para a exposição da E.B.2,3 de Lijó e para a exposição concelhia a decorrer na Câmara Municipal de Barcelos.A professora do ensino especial mostrou-nos diapositivos sobre a convenção da pessoa com deficiência e contou-nos a história do elefante Elmer.


No dia 28 de Novembro realizámos uma visita de estudo a Lijó.Fomos à biblioteca do Agrupamento à feira do livro. Vimos a exposição sobre "as diferenças" e vimos e apreciámos vários livros. Os livros eram interessantes e tinham ilustrações muito coloridas e engraçadas. Havia livros para todas as idades e de vários tamanhos. Alguns meninos compraram livros.

De seguida, fomos para a sala GG e assistimos ao teatro “O Pedro e o Lobo” apresentado pelo grupo de teatro de marionetas de Barcelos.
O teatro falava-nos duma história onde entravam várias personagens que foram apresentadas ao som de instrumentos musicais: o gato, o pato, o pássaro, o lobo, o Pedro, o caçador e o avô.
O lobo queria caçar o pássaro mas não conseguiu. O lobo ficou irritado e apareceu o Pedro. O Pedro disse ao pássaro para ir buscar uma corda e fez-lhe uma laçada. Depois, subiu a árvore, lançou a corda e conseguiu apanhar o lobo. De seguida, veio um caçador e o Pedro disse-lhe para não disparar. O caçador trouxe uma gaiola, prendeu o lobo e depois levaram-no para o jardim zoológico.
No final do teatro, uma professora explicou-nos que o lobo não se devia matar porque está em vias de extinção.
Os senhores mostraram-nos como se construíam as personagens para fazer um teatro de sombras.
Todos os meninos gostaram muito do teatro.
À saída, recebemos um marcador de livros e rebuçados. Depois, sentámo-nos a lanchar em frente à escola de Lijó.
Gostámos muito desta visita.

No dia 30 a turma do 4º ano foi a Lijó ao encontro com o escritor Ilídio Torres e teatralizou a "Lenda das Cruzes".

Para encerrarmos esta semana recebemos pessoas com deficiência motora da Associação de Deficientes Motores de Barcelos. Recebemo-los com muito carinho, fizemos-lhes algumas perguntas sobre as suas dificuldades e obstáculos que encontram nas suas vidas e, de seguida, andámos em cadeiras de rodas e jogámos com eles à bola. Foi muito divertido e sentimos na pele as dificuldades que eles sentem. No final, fizemos um lanche convívio e oferecemos-lhes os nossos donativos para ajudar a Associação. Antes de irem embora batemos palmas e agradecemos-lhes por nos terem proporcionado um dia diferente dando-lhes força e coragem para continuarem a lutar pelos seus direitos.





Powered By Blogger