30 de março de 2012

Semana da leitura em Aborim

A Semana da Leitura em Aborim foi recheada de atividades do agrado de todos as crianças e alunos desta escola bem como as crianças dos Jardins de Infância de Aguiar e Quintiães, que visitaram a feira do livro na nossa unidade educativa. Todas as crianças tiveram a oportunidade de visitar a Feira do Livro onde puderam deliciar-se com o manusear, o ler, o selecionar de livros. Esta feira foi também visitada pelos pais e encarregados de educação, tendo estes aderido muito positivamente na aquisição de livros para os seus educandos.
Também em vários momentos ao longo da semana, as crianças dos Jardins de Infância e os alunos brindaram-se uns aos outros com atividades de leitura, dramatizações, teatrinhos de fantoches, num espírito de salutar convivência. As atividades desenvolvidas, para além do valor pedagógico revestiram-se de um caráter lúdico e atrativo.
A turma C do 2º/3º ano teve o gosto de apresentar teatrinhos de fantoches, encenados a partir da produção de textos sobre a Fada Oriana.













19 de março de 2012

Semana da Leitura na E.B.1 de Campo

Na semana da leitura, que decorreu de 5 a 9 de março, na escola de Campo, todos os meninos dedicaram mais tempo a ler e a ouvir histórias.
Iniciámos a semana com a feira do livro. Todos os meninos, folhearam livros: histórias, contos, lengalengas, trava línguas, poemas, aventuras… de vários autores: António Mota, Alice Vieira, Álvaro Magalhães, Luísa Ducla Soares, Ana Magalhães, Alexandre Parafita, …
Quase todos os meninos compraram livros.


Recebemos também, algumas pessoas convidadas que contaram histórias interessantes. O professor Belmiro contou-nos a história” A maior flor do mundo” de José Saramago, e trouxe-nos um filme da mesma história, para além de nos falar do autor. O presidente da Junta de Campo leu-nos a história “A tartaruga, o elefante e o hipopótamo” de Álvaro Magalhães e falou-nos da importância da leitura para a vida. A jovem estudante de jornalismo contou-nos a “Lenda do Galo de Barcelos”.


Para encerrarmos a semana, recebemos o escritor António Mota que nos declamou algumas poesias e contou-nos algumas histórias da sua vida enquanto escritor. Nós fizemos-lhe perguntas sobre as suas obras. Todas as turmas apresentaram atividades que desenvolveram durante as aulas, sobre as obras trabalhadas. Os meninos declamaram poesias da sua autoria, entoaram canções adaptadas às suas obras e apresentaram uma peça de teatro e um teatro de sombras.



No final o escritor António Mota deu-nos um trabalho de casa em linguagem gestual que queria dizer “ Ler não engorda”.

Alunos da E.B.1 de Campo

18 de março de 2012

PNL-O Galo da Velha Luciana

O Galo da Velha Luciana, história do PNL trabalhada em sala de aula foi um verdadeiro desafio. Para além da leitura, reconto oral e escrito,apreciação crítica das atitudes das personagens envolvidas e partilha de opiniões sobre a história desenvolveram-se paralelamente outras actividades: elaboração de poesias adaptadas à história que a professora Ana Araújo musicou, apesar de já não se encontrar a lecionar nesta Unidade Educativa, construção do galo em 3 dimensões e envolvimento das famílias na decoração de um pequeno tecido com a personagem principal da história. Valeu a pena.O resultado do trabalho pode ser visto e apreciado por todos:

Esqueleto do galo da Velha Luciana

Pasta de papel

Trabalho final

Trabalho de colaboração com as famílias:


Alunos da E.B.1 de Campo

15 de março de 2012

PNL- Os Negócios do Macaco

Havia um macaco que tinha o rabo muito comprido. Por causa do seu rabo, as crianças gozavam com ele. Então, o macaco decidiu ir ao barbeiro para cortar o rabo. O macaco cortou o rabo mas as crianças continuavam a gozar com ele por causa dele ser raboto. Arrependido, o macaco voltou ao barbeiro para que lhe desse novamente o seu rabo. Como o barbeiro já o tinha deitado ao lixo, o macaco desiludido, resolveu tirar-lhe uma navalha. A partir daí nunca ficou satisfeito e andou sempre a trocar e a tirar coisas. Assim, do seu rabo fez navalha, da navalha fez sardinha, da sardinha fez farinha, da farinha fez menina, da menina fez camisa e, finalmente da camisa fez viola. Quando apanhou a viola, o macaco subiu a uma árvore e pôs-se a cantar bem alto.
Passado instantes, as crianças ouviram e foram ter com ele. Todas bateram palmas, cantando e dançando com muita alegria. Assim, o macaco ficou feliz e as crianças deixaram de gozar com ele.

No âmbito das histórias do PNL, a E.B.1 de Campo tem vindo a desenvolver várias atividades que os alunos adoram: leitura, reconto oral e escrito, trabalhos de expressão plástica, teatro e construção de quadros com o envolvimento das famílias:




Alunos da E.B.1 de Campo

12 de março de 2012

Palestra sobre animais






No dia 7 de março na nossa escola recebemos o Dr. Luís Almeida, veterinário da Câmara Municipal e a Drª Natália, também veterinária do Canil Intermunicipal. Eles vieram falar-nos dos cuidados a ter com os animais, das suas doenças e prevenção das mesmas. A Drª Natália mostrou-nos diapositivos do Canil Municipal de Ponte de Lima e explicou-nos o que devíamos fazer quando encontrássemos um animal abandonado e também nos falou como decorria o processo de adopção desses animais. Convidou-nos ainda a visitar o Canil Municipal de Ponte de Lima. Por fim, fez-nos uma agradável surpresa. Juntamente com algumas pessoas que trabalham no canil, trouxe-nos umaérie de cãezinhos, muito bem cuidados, que nós pudemos ter o prazer de acariciar. Foi uma loucura! Adorámos a visita dos veterinários à nossa escola e ainda mais dos cãezinhos.
Alunos da E.B.1 de Campo

5 de março de 2012

Dia de S.Valentim

O Dia de S. Valentim também foi comemorado na Escola de Assento- Roriz.

Os alunos do 1.º ano ouviram a história "A serenata do Filipe" e, a partir desta, realizaram várias atividades: respostas de escolha múltipla, textos com lacunas, ordenação/dramatização da história, caça ao intruso e também cantaram a canção “Adivinha quanto gosto de ti”, de André Sardet.

Neste dia, aproveitaram ainda para falar sobre os afetos, enaltecendo a importância que os amigos e familiares têm, quer nos bons, quer nos momentos mais difíceis da vida.

Para comemorar a amizade, elaboraram um cartaz intitulado “Árvore dos amigos”…Ora vejam!

DSCF1216DSCF1217

DSCF1298

Conheceram a tradição dos lenços dos namorados e aprenderam que estes eram elaborados um pouco por todo o país, embora tivessem maior incidência na região do Minho. Segundo uma pesquisa feita na internet “Os lenços, representam o sentimento da rapariga em relação ao rapaz, no qual ela escreve pequenos versos de amor, ou símbolos para o conquistar.” Aprenderam também que os lenços continham alguns erros ortográficos devido sobretudo à falta de instrução das mulheres daquela época.

Gostamos tanto desta tradição que inspirando-nos nela, elaboramos um lenço para oferecer a um(a) amigo(a), ou a um familiar onde escrevemos mensagens em português e em inglês (pois neste trabalho participou também a nossa professora de Inglês) e fizemos desenhos com marcadores de tecido.

Aqui ficam algumas imagens deste momento! Atenção, os nossos lenços não são de linho, nem bordados com agulha, são de feltro e pintados à mão… mas não lhes ficam nada atrás!Ora espreitem…

DSCF1200DSCF1210DSCF1197image

image

No final, aprendemos a fazer um envelope, decoramo-lo e finalmente colocamos lá o nosso lenço para oferecer à nossa pessoa especial.

image






DSCF1203

Foi sem dúvida um dia de muita emoção!

Powered By Blogger