25 de abril de 2012

O 25 de Abril contado às crianças

O que seria "O TESOURO"?
Clica sobre a imagem para leres e/ou ouvires esta belíssima história escrita por Manuel António Pina.

Sinopse:
"Os corações exultaram de alegria e as janelas encheram-se de bandeiras e de cravos vermelhos: os soldados puseram cravos vermelhos nas espingardas e as mulheres esqueceram-se do jantar e das limpezas da casa e correram para a rua com os filhos ao colo e cravos vermelhos ao peito, chorando e rindo, comovidas e confusas; as pessoas que tinham sido expulsas e obrigadas a refugiar-se longe regressaram; as portas das cadeias abriram-se e os presos voltaram, a casa; os jovens vieram da guerra, felizes por estar de novo rodeados dos amigos e abraçar os pais e os irmãos; e os meninos e as meninas puderam pela primeira vez dar as mãos e falar e olhar-se, caminhando lado a lado sem medo de acusações nem de castigos."
PNL: Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

 
"O Tesouro" foi publicado em 1.ª edição, em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com o alto patrocínio do Presidente da República, Dr. Mário Soares.
Em 1999, assinalando os 25 anos do 25 de Abril, "O Tesouro" deu origem ao filme "Se a memória existe", de João Botelho (selecção oficial da secção "New Territories" do Festival de Cinema de Veneza de 1999).

24 de abril de 2012

PNL/ CESTINHA DA PÁSCOA


Durante o mês de Março estivemos a trabalhar a história “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares. Muitas foram as atividades relacionadas com a história, no entanto destacamos a cestinha da Páscoa que realizamos para levar  as amêndoas para nossa casa. Ora espreitem…

DSCF1645

23 de abril de 2012

PÁSCOA - EB1 DE SILVA

Os coelhinhos de Páscoa que realizámos com toalhas para colocar as amêndoas.
Jogo "Caça aos Ovos da Páscoa" realizado em conjunto com as crianças do Jardim de Infância da Silva.
Lanche partilhado com doces oferecidos pelos pais/encarregados de educação e Associação de Pais.

Dia do PAI - EB1 da SILVA

Aqui estão as lembranças que realizámos para o Dia do Pai. Para o trabalho com o azulejo tivemos de tirar fotocópias das nossas fotos. Depois colocámos a foto em cima do azulejo e passámos com cuidado um pano humedecido em diluente e o resultado foi fantástico. Fizemos também um postal e uma caixinha para colocar o azulejo. Os nossos pais adoraram!!!

17 de abril de 2012

Dia do Pai

DSCF1522

Este ano fizemos um presente muito original para o nosso pai: Uma bonita estampagem numa t-shirt.

Eles adoraram! “O meu pai gostou tanto que até chorou de emoção”.
Aqui fica a nossa partilha. Espero que gostem!
Na parte de trás da t-shirt estampamos a nossa mão e escrevemos uma mensagem em inglês “I love daddy”.

imageDSCF1441
De seguida  a professora pediu para fazermos um bonito desenho baseado na história “Pê de Pai”, utilizando lápis de cera e uma folha de lixa.
Resultaram trabalhos muito bonitos!
DSCF1444
DSCF1451
Depois de todos os desenhos concluídos, passamos à etapa seguinte:
- Colocou-se o desenho na parte da frente da t-shirt (por dentro) e passou-se com o ferro quente (sem vapor). E como por magia, o nosso desenho passou todo para a t-shirt, ou seja a cera com o calor derreteu e a nossa pintura ficou totalmente estampada.

- De seguida, a professora pediu que cada um de nós dissesse uma frase sobre o nosso pai para colocar na t-shirt, e o resultado final ficou assim…
DSCF1477
 
DSCF1479

DSCF1486
image
DSCF1508

DSCF1511
DSCF1515
Fizemos também um cartão para presentear o nosso pai. Parecia um chupa-chupa em forma de coração, pois o nosso pai também é docinho! No centro colocamos o nosso pai, feito em plasticina e escolhemos a cor do seu clube. No final passamos cola branca, ficou um coração tão brilhante! No verso do coração escrevemos esta quadra:
DSCF1504

“Pai, papá
paizinho, paizão
Tens um lugar especial
no centro do meu coração”.

Ah, falta o embrulho…
A professora trouxe 18 caixas de sapatos, nós decoramo-las com tintas e colamos, na tampa da caixa, o desenho  que fizemos na lixa.
DSCF1506

No final do dia, e antes de colocarmos as prendas dentro da caixa, a professora pediu que experimentássemos as t-shirts dos nossos pais e cantássemos a canção “Querido pai és meu amigo”.Parecíamos anjinhos… só foi pena os nossos pais não ouvirem o nosso coro!
image
E O MAIS IMPORTANTE DE TUDO É QUE FOI FEITO PELAS NOSSAS MÃOS, COM MUITO AMOR E CARINHO PARA OS NOSSOS PAIS.
DSCF1524DSCF1535
Esperamos que tenham gostado!

Sons de Barro em Aborim

O museu da olaria trouxe à escola uma atividade que deu a conhecer como se fazem as peças de barro e dos diferentes instrumentos musicais. Começou com a visualização da história ‘Viagem à Vila de Oleiros’, que mostrou de forma animada todo o processo artesanal de fabrico de peças de barro. Depois foram mostrados diferentes instrumentos musicais de barro, para experimentar e conhecer o som de cada um. No final cantamos algumas canções acompanhadas pelo som da ocarina. Estas foram algumas das opiniões recolhidas:





"Gostámos muito de cantar acompanhados pelos instrumentos." (Joana)

"Foi divertido conhecer e tocar os instrumentos de barro." (Pedro)

"Aprendi coisas interessantes sobre o barro." (Lara)

" Gostei de ouvir a história e conhecer o trabalho do oleiro." (Luís) ocarinas,corneta,cuco, rouxinol, pífaro e udu

7 de abril de 2012

Feliz Páscoa!





Paz, amor e alegria!
Aleluia, aleluia, aleluia!
São as saudações,
Cruzes enfeitadas,
Os sinos tocam,
Amêndoas e ovos coloridos!
E.B.1 de Campo

4 de abril de 2012

Encerramento do 2º período-Páscoa







Como de costume, os alunos da E.B.1 de Campo celebraram a Comunhão Pascal. Desta vez, fizeram um percurso pela natureza até à freguesia de S.Martinho de Alvito, e levaram a flor mais bonita que tinham no seu jardim para oferecer ao Jesus. Toda a comunidade educativa se empenhou para que esta atividade corresse o melhor possível: O Sr.Presidente da Junta de freguesia de Alvito abriu a escola para receber, logo de manhãzinha, os meninos do Jardim de Infância. Todos nos divertimos nos equipamentos de recreio; instalados no recreio da antiga escola. No final da Comunhão Pascal ofereceu as amêndoas a todos os meninos e esteve connosco
juntamente com o presidente de Campo na celebração Pascal. No final o Presidente da Junta de Campo transportou os alunos do Jardim de Infância novamente para Campo porque não podiam fazer o percurso a pé. Ficamos muito contentes por brincarmos em todos os equipamentos. Passamos uma manhã muito feliz!
Alunos da E.B.1 de Campo

3 de abril de 2012

Visita ao Horto Municipal





Para comemorar o Dia Mundial da Floresta/Água realizámos uma visita de estudo ao Horto Municipal, situado no Couto. Pelo caminho, apreciámos as modificações da natureza: as árvores a rebentar, as flores a abrir, alguns passarinhos a chilrear e observámos as várias cores da natureza! O dia esteve maravilhoso. Também passámos junto a uma fonte na quinta de Crestes. A água estava fresca e limpa. O fontenário estava muito bem cuidado. Na poça observámos os nenúfares à superfície da água. Quando chegámos ao horto o Sr. António acompanhou-nos durante a visita e falou-nos das várias espécies de plantas que lá existiam. Mostrou-nos também a reprodução de algumas plantas através de estaca. No horto ajudámos a plantar algumas magnólias. No final, o jardineiro ofereceu-nos algumas plantas que plantámos no nosso canteiro das ervas aromáticas. Foi um dia interessante em que aprendemos muito acerca da Natureza!
Alunos da E.B.1 de Campo

Campeonato Nacional de Jogos de Matemática 8





No dia 9 de março, levantei-me bem cedo para não chegar a Barcelos atrasado. Tinha chegado o tão esperado dia em que iria participar no Campeonato de Jogos de Matemática 8! Cheguei lá e estive à espera de dois colegas meus, a Catarina e o Zacarias, e da minha professora, para irmos para o autocarro que ia para Coimbra, juntamente com outros alunos e professores de outras escolas do nosso concelho.
Depois de duas longas horas de viagem chegamos ao Estádio Universitário de Coimbra. Já lá dentro deram-nos uma camisola com a cor do nosso jogo. A cor da minha camisola era vermelha e representava o jogo do Ouri. Passado pouco tempo fomos encaminhados por alguns elementos da organização para irmos jogar. A partir desse momento nunca mais soubemos da nossa querida professora!
No fim de alguns jogos repletos de nervos, desilusões e alegrias os assistentes disseram-me que eu passava para as eliminatórias seguintes, que se realizariam da parte da tarde. Quando voltei para junto da minha professora e dos meus amigos, soube que infelizmente tinham sido eliminados. Fomos então comer. Juntos partilhamos a comida que trouxemos e fizemos um delicioso piquenique.
Depois de enchermos a barriga, fui sozinho para a segunda fase de eliminatórias do campeonato, enquanto os meus amigos e a minha professora ficaram sentados na bancada a verem e a torcerem por mim.
Contra mim estavam 9 crianças, por isso eu era um dos 10 melhores jogadores do Ouri do país. Depois de ter jogado e ganho 5 jogos , os assistentes foram buscar a tabela das classificações. Senti-me tão nervoso que até comecei a roer as unhas. Respirei fundo e nem consegui acreditar quando me disseram que eu era o campeão nacional do jogo do Ouri, do 1º ciclo.
Fui a correr dizer aos meus colegas e à minha professora. Ficou tão contente que saltou e abraçou-me e até gritou um bocadinho!
Enquanto esperamos pela entrega dos prémios fomos com a professora lanchar. Estava tão bem disposta que até nos ofereceu um gelado. Depois de fazermos a festa fomos à entrega dos prémios. Chamaram-me e eu subi ao palco para receber uma Wii e alguns livros, para além do título de campeão nacional.
Foi um dia cheio de aventuras e emoções. Conheci professores de outras escolas e fiz amigos de norte a sul do país.
Foi um dia inesquecível!
Carlos Braga 4º ano
EB1 de Campo
Powered By Blogger