Vamos contar-vos como aprendemos os órgãos dos sentidos. O professor propôs-nos realizar algumas experiências para podermos descobrir a importância dos órgãos dos sentidos e a sua utilidade.
A primeira experiência chamava-se: “Ao que é que sabe?”
Sentido utilizado: Paladar.
1º O professor preparou diferentes substâncias (laranja, limão, maçã, açúcar, sal batata);
2º Um aluno de cada vez, com os olhos vendados, provou uma das substâncias e tentou adivinhar o alimento provado e o seu sabor;
3º Os alunos, em pares, registaram os alimentos provados e os seus sabores;
A segunda experiência chamava-se “O saco do tacto”
Sentido utilizado: O Tacto
1º O professor colocou diversos objectos dentro de um saco;
2º Um aluno de cada vez meteu a mão dentro do saco e teve de adivinhar qual o objecto encontrado, antes de retirar a mão de dentro do saco.
3.º Em pares, os alunos registaram os objectos identificados e as suas propriedades (duro, mole, áspero, rugoso, liso…)
A terceira experiência chamava-se “O que vejo?”
Sentido utilizado: Visão
1º Observamos a sala de aula;
2º Descrevemos o que víamos à nossa volta.
A quarta experiência chamava-se: “Ao que cheira?”
Sentido utilizado: Olfacto.
1º O professor preparou diferentes substâncias (laranja, limão, perfume, canela, café, alho, cebola);
2º Um aluno de cada vez, com os olhos vendados, cheirou as substâncias e tentou adivinhar a substância cheirada;
A quinta experiência chamava-se “O que ouço?”
Sentido utilizado: Audição
1º Com os olhos fechados tivemos de adivinhar quem falava e de onde vinham os sons, e identificamos diferentes sons colocados pelo professor no computador.
Sem comentários:
Enviar um comentário