O Dia de S. Valentim também foi comemorado na Escola de Assento- Roriz.
Os alunos do 1.º ano ouviram a história "A serenata do Filipe" e, a partir desta, realizaram várias atividades: respostas de escolha múltipla, textos com lacunas, ordenação/dramatização da história, caça ao intruso e também cantaram a canção “Adivinha quanto gosto de ti”, de André Sardet.
Neste dia, aproveitaram ainda para falar sobre os afetos, enaltecendo a importância que os amigos e familiares têm, quer nos bons, quer nos momentos mais difíceis da vida.
Para comemorar a amizade, elaboraram um cartaz intitulado “Árvore dos amigos”…Ora vejam!
Conheceram a tradição dos lenços dos namorados e aprenderam que estes eram elaborados um pouco por todo o país, embora tivessem maior incidência na região do Minho. Segundo uma pesquisa feita na internet “Os lenços, representam o sentimento da rapariga em relação ao rapaz, no qual ela escreve pequenos versos de amor, ou símbolos para o conquistar.” Aprenderam também que os lenços continham alguns erros ortográficos devido sobretudo à falta de instrução das mulheres daquela época.
Gostamos tanto desta tradição que inspirando-nos nela, elaboramos um lenço para oferecer a um(a) amigo(a), ou a um familiar onde escrevemos mensagens em português e em inglês (pois neste trabalho participou também a nossa professora de Inglês) e fizemos desenhos com marcadores de tecido.
Aqui ficam algumas imagens deste momento! Atenção, os nossos lenços não são de linho, nem bordados com agulha, são de feltro e pintados à mão… mas não lhes ficam nada atrás!Ora espreitem…
No final, aprendemos a fazer um envelope, decoramo-lo e finalmente colocamos lá o nosso lenço para oferecer à nossa pessoa especial.
Foi sem dúvida um dia de muita emoção!
Sem comentários:
Enviar um comentário