26 de março de 2010

Comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Água

No dia 22 de Março de 2010, a Câmara Municipal de Barcelos organizou várias actividades ao ar livre para comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Água.
Os alunos do 3º e 4º anos da nossa escola foram seleccionados para participarem nestas actividades.
Às 8h45m um autocarro veio buscar-nos para nos levar a Areias de S. Vicente. O nosso autocarro levou também os alunos do 3º e 4º anos da escola EB1 de Roriz – Assento.
Quando chegámos a Areias de S. Vicente, realizámos várias actividades e conhecemos a Liliana que era a nossa guia.
A nossa turma foi dividida em dois grupos para fazermos vários jogos. Jogámos ao jogo da corda, fizemos umas corridas aos pares com uma tira de tecido a amarrar as pernas, enchemos caixas de plástico com uma mangueira dos bombeiros para que os bidões subissem, jogámos ao jogo do algodão em que tínhamos de tentar atirá-lo o mais longe possível e jogámos ainda a um jogo em que tínhamos de chutar a bola para derrubar cilindros.
Antes de cada jogo, a Liliana fazia-nos perguntas e nós saímo-nos muito bem!
Enquanto os alunos do 3º ano jogavam à caça ao tesouro, em que tinham de encontrar garrafas, os do 4º fizeram a travessia do rio Cávado, passando de Areias de S. Vicente para Areias de Vilar. Depois foi a vez dos alunos do 3º ano.
No passeio de barco não conseguimos ver os animais, porque fugiram por causa do barulho dos barcos. Apenas os alunos do 4º ano viram patos bravos a voarem. Mas apreciámos a vegetação, vimos um moinho, a barragem e a zona de captação das águas do rio Cávado.
Quando chegámos a Areias de Vilar, fomos almoçar na cantina da Estação de Tratamento das Águas (ETA).
Depois do almoço fomos brincar nuns insufláveis. Havia um insuflável de matraquilhos e outro de Pinball. Adorámos os insufláveis!
Após esta brincadeira, todas as escolas foram reunidas e ofereceram aos alunos um boné e um saco a tiracolo.
Por fim, um técnico da ETA fez-nos uma visita guiada às instalações da ETA e explicou-nos como é feito o tratamento das águas do rio para que ela chegue às nossas casas com boa qualidade.
Foi um dia muito divertido e instrutivo.

Texto colectivo – Turma do 3º e 4º anos da EB1 de Tamel S. Pedro Fins



Sem comentários:

Powered By Blogger