12 de março de 2010

Ler + em Campo

Entre os dias 1 e 5 de Março decorreu a semana da leitura. Foi muito interessante o trabalho que fizemos e partilhámos. Recebemos vários convidados: o escritor Franclim Neto, o professor Belmiro Martins e o professor Rui Mota. Todos eles nos contaram histórias encantadoras, que gostámos imenso.
Para marcar esta semana começámos por elaborar um painel a anunciar a “Semana da Leitura”. Para preparação desta semana tão importante ,em sala de aula trabalhámos várias obras do autor convidado e elaborámos trabalhos escritos e plásticos sobre as histórias. Cada ano de escolaridade trabalhou uma obra diferente e na semana da leitura apresentámos o nosso trabalho ao autor e a toda a escola. Também expusemos o trabalho final. Os trabalhos e apresentações foram muito variados e diversificados.
Apresentámos um teatro de fantoches da história do “Lobo Mau Xau…Xau”, uma canção que adaptámos à história, visualizámos um filme sobre a história “Tesouro perdido…Tesouro Recuperado”. Sobre a história “Marcianos na Terra”constuímos os marcianos com a colaboração dos pais. Todos os trabalhos foram expostos no salão de entrada da escola para serem apreciados por todos. O autor Franclim Neto gostou e apreciou muito o trabalho que desenvolvemos na sala de aula.




Aqui deixámos a letra da canção musicada pela professora de música:

SER AMIGO É MESMO BOM

Quero ter um amigo
Que me ensine a viver
Quero ser o amigo bom
E chamar-me Pom-pom.

Refrão:Ter amigos é bom
Ser amigo é bom
Vamos todos partilhar.
O amor, a amizade
A alegria e sorrir
Vamos todos aplaudir

Ajudem por favor
Venham comigo brincar
Eu tenho muito amor
Para convosco partilhar.

Refrão: …

O nosso amigo Xau-xau
Afinal não é mau
Ele é mesmo um amigo bom
Vamos chamar-lhe Pom-pom.

Refrão: …

Também realizámos uma visita à Biblioteca Municipal. Lá assistimos a um teatro sobre Bernardino Machado e Camilo Castelo Branco e aprendemos algumas regras de funcionamento de uma biblioteca. Lá pudemos ler os livros que mais gostávamos. É pena não podermos ir lá mais vezes! Gostámos muito.
Ler é muito importante. Um livro é um amigo que nos acompanha.


Sem comentários:

Powered By Blogger