3 de janeiro de 2013

 PLANO NACIONAL DE LEITURA

PNL - Ler é maravilhoso! Através da leitura podemos aprender, viajar, sonhar, imaginar e criar.
E na nossa escola não nos faltaram oportunidades ao longo do primeiro período de ver, manusear e mergulhar nos livros! Desde os requisitados na BE do Agrupamento, passando pelos livros do Baú da Biblioteca de Barcelos, pelos livros da biblioteca da nossa escola, até às obras do escritor António Mota que se encontraram expostas cerca de um mês na escola, foi possível aos alunos ler, explorar e criar trabalhos que revelam a criatividade infinda das nossas crianças. Assim, o PNL deve assumir-se como uma projeto transversal a todas as áreas, proporcionando aos alunos aprendizagens verdadeiramente significativas para o seu desenvolvimento global.
Alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 3º/4º anos:

"Tita uma coelhinha diferente" - leitura abordada no âmbito da Semana da Diferença". Após a audição da história em podcast gentilmente partilhada pelo professor Paulo da EB1 da Silva e da leitura e análise da mesma, os alunos desenharam as várias partes da história. Eis alguns desenhos.
Tita uma coelhinha diferente!
A Tita vivia triste porque só tinha uma orelha.




Uma formiguinha aconselhou-a...
Afinal todos achavam a Tita bonita!

Tita e Quico foram felizes para sempre!



"A Princesa e a Serpente" foi a criação de um teatro de fantoches, produzido a partir desta história de António Mota e adaptada para texto dramático pelos alunos em trabalho de grupo.




Ainda, partindo da coletânea de livros do escritor António Mota, "Se eu fosse ..." muito pequenino, muito magrinho, muito forte, mágico, os alunos elaboraram em grupo, quatro dramatizações muito divertidas (com supressões no vídeo) partindo das ideias do autor e dando aso à sua imaginação!


Sem comentários:

Powered By Blogger