18 de março de 2016

Grande "Semana da Leitura" na EB de Alvito!

A Semana da Leitura em Alvito S. Pedro foi repleta de histórias, onde toda a Comunidade Educativa participou e partilhou de uma maneira muito enriquecedora.
Houve uma forte participação dos Pais e Encarregados de Educação, que se envolveram de forma muito dinâmica, selecionando uma série de histórias que prepararam. Visitou a escola a Companhia de Teatro Saltimbanco “ETCetera”apresentando o teatro "O Tio Fontaine". O Professor Bibliotecário Pedro Brandão, apresentou uma história da vida de uma menina chamada Maria.  Bem hajam todos e desde já o nosso muito obrigado.

Iniciámos a semana com a apresentação da história “O Ratinho Torto”por um Encarregado de Educação-professor Carlos Sousa, em podcast a todos os alunos da escola. Para além disso, o mesmo ensinou a manusear as ferramentas digitais aos alunos da escola sensibilizando-os para o uso das ferramentas digitais.
 - Leitura da história “ A história do Alfa” apresentada à turma do 1º ano por uma Encarregada de Educação contando a viagem do Alfa a outros planetas.
 - Apresentação do teatro“ O tio Fontaine” pela Companhia de Teatro Saltimbanco “ETCetera” aos alunos da escola e às crianças do JI, dramatizando várias fábulas de Jean La Fontaine, destacando a moralidade de cada uma. Este teatro foi de grande interesse para as crianças pela moralidade das fábulas apresentadas e da interação dos alunos com os atores.
 Leitura da história “ KiKo, o dentinho de leite” apresentada à turma do 1º ano sensibilizando-os para a importância da escovagem diária dos dentes e da saúde oral. Para além da leitura e exploração da  história, a Encarregada de Educação ofereceu um livro de histórias a cada um dos alunos da turma para poderem partilhar ao longo do ano letivo com os colegas. Foi um presente de grande agrado para as crianças, que os sensibilizou bastante para a importância da leitura.
  -Leitura da história dramatizada “ As gotas de chuva” apresentada à turma do 1º ano por uma Encarregada de Educação sensibilizando os alunos para a importância da água e do sol para os seres vivos.

 - Narração orientada através das imagens da obra “ Bolt”, já conhecida de alguns alunos através de filme. A história foi orientada por uma Encarregada de Educação, em interação com os alunos do 1º ano. Os alunos que já conheciam a história foram ,através das imagens apresentadas, contando a história aos colegas que a desconheciam.
 -Leitura da história “ As história da Rita” apresentada à turma do 1º ano sensibilizando-os para a importância dos comportamentos e valorização das atitudes comportamentais corretas.
 - Apresentação da  história “A vida ” em podcast, pelo Professor Bibliotecário apresentada a todos os alunos da escola, retratando uma história de vida.

 - Apresentação das histórias: “O Porco Porcino ” pela educadora do JI,  tratando da igualdade de direitos no trabalho e igualdade de género e da história em formato vídeo “O Pai que se tornou Mãe ” do livro das metas “Estranhões e Bizarrocos” . Estas duas histórias foram apresentadas a todos os alunos da escola, Esta última, relacionada com a vida dos cavalos marinhos. No final, foi elaborado um painel coletivo por todos os alunos da escola, retratando um ambiente marinho.

1 comentário:

Unknown disse...

Como representante dos pais do 1º ano da Escola de Alvito S. Pedro quero agradecer a todos os que participaram nesta (louvável) iniciativa.
A adesão foi forte e os nossos filhos ficaram muito felizes pela participação dos seus pais. Além disso, despertamos para a consciencialização de que ler faz bem à alma!
Não posso deixar de louvar ainda o projecto "caça ao ouvinte" desenvolvido pelo AEVT.

Powered By Blogger