12 de maio de 2010

E, desta vez, os mini-padeiros...

No dia 5 de Maio, fomos para a casa da D. Eva, que é auxiliar na nossa escola e é mãe do nosso amigo Henrique, aluno do 4º ano, enquanto os alunos do 4º ano faziam a prova de aferição de Língua Portuguesa. Fomos a pé para a sua casa para fazermos broa.
Quando lá chegámos, a Dona Eva disse-nos os ingredientes que eram necessários: farinha milha, farinha centeia, farinha triga, fermento e água morna.
A Dona Eva misturou todos os ingredientes com as mãos até fazer uma bola de massa. Depois fez uma cruz no centro da massa para abençoar o pão. De seguida aqueceu uma toalha no forno e colocou-a em cima da massa para a ajudar a levedar. A massa ficou a levedar durante uma hora.
Entretanto fomos ver um pavão, duas pavoas e as galinhas, andámos de baloiço, jogámos matraquilhos e à bola e lanchámos.
Ao fim de uma hora, a massa já estava pronta para fazermos as broas. A Dona Eva colocou um pouco de farinha na pá e na gamela. Depois pôs um bocado de massa na gamela e nós agitámo-la para que a massa ficasse com a forma de uma broa. Com a pá, a Dona Eva meteu as broas no forno a lenha. De seguida tapou o forno e, com a massa que sobrou, pôs à volta da tampa para o calor não sair. As broas cozeram durante uma hora.
Enquanto isso, nós fizemos um desenho sobre esta actividade.
No intervalo das 15h30 comemos a broa. Estava bem gostosa!
Nós gostámos muito desta actividade, porque aprendemos a fazer broa e, ao mesmo tempo, foi divertida. E, desta vez, saímo-nos uns bons padeiros!

Os alunos do 1º,2º e 3ºanos





1 comentário:

Anónimo disse...

ola boa iniciativa para os alunos de t s fins recordarem o habitual os anos atras parabens venham mais atividades

Powered By Blogger