28 de maio de 2010

EB1 Aguiar - De lagartas a borboletas


Com a leitura "O desejo da lagartinha" e depois da oferta da escritora Conceição Sá de duas lagartas, ficámos entusiasmados em aprender mais coisas sobre as borboletas e até fizemos alguma pesquisa.









As lagartas nascem dos ovos postos por borboletas adultas. As lagartas alimentam-se das folhas novas e tenras das plantas em que vivem. Muitas vezes se na mesma planta existir muitas lagartas, estas acabam por destruir a planta porque comem muito. As lagartas quando atingem a fase adulta entram numa metamorfose, fechadas numa pele seca e dura. Depois de algum tempo começam a libertar-se da crisálida onde estiveram adormecidas,
saindo já transformadas em borboletas. (Ana Isabel)




A borboleta cauda de andorinha ou papilio machaon enquanto lagartas alimentam-se de arruda e funcho. São muito bonitas, "apresentam um fundo amarelo com nervuras e bandas negras na asa anterior. A asa posterior possui uma banda azul com um ocelo alaranjado e termina em cauda pontiaguda. É frequente encontrar as lagartas no Outono e no estado de crisálida esta é uma espécie hibernante. "

2 comentários:

Anónimo disse...

A escritora teve uma ideia excelente. Aqui está uma forma de partilhar conhecimentos e unir as várias disciplinas.
Ficamos à espera de notícias...

Anónimo disse...

Então? As borboletas já voam?
Desejo, sinceramente, que o seu voo alegre as brincadeiras das férias que já aí estão.
Parabéns por este espaço de partilha.
Boas férias!

Powered By Blogger