15 de dezembro de 2009

Sessão temática: A Compostagem

No dia 14 de Dezembro de 2009, a Escola EB1/JI de Tamel S. Pedro Fins assistiu a uma sessão temática sobre compostagem. Esta sessão foi dada pela Ana e pelo Jorge que são do Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos.
Aprendemos que a compostagem é a utilização dos restos dos alimentos para se produzir um fertilizante natural que é depois usado nos campos, nas hortas, nos jardins e nos canteiros.
Este fertilizante natural (ou adubo) tem muitas vantagens para o nosso meio ambiente e até para o ser humano, porque não tem produtos químicos que possam afectar o solo, as linhas de água e a nossa saúde.
A escola vai receber um compostor onde nós iremos colocar restos de alimentos, como por exemplo as cascas das batatas, das cenouras, dos ovos, das frutas e os restos dos legumes. Podemos também colocar folhas, palha e pauzinhos.
O compostor vai ser colocado num sítio abrigado e em cima da terra. A primeira camada vai ter só produtos castanhos (folhas, pauzinhos…) e a segunda produtos verdes (legumes…). Estas camadas devem ser alternadas.
Não basta deitar restos de alimentos no compostor. Temos de ter alguns cuidados se queremos ter um adubo em boas condições. Por isso, vamos controlar a humidade e a temperatura e arejar, mexendo com um ferro, uma vez por semana.
Com a compostagem estamos a ser Amigos do Ambiente!

Texto colectivo – Turma do 3º e 4º anos




Sem comentários:

Powered By Blogger