20 de novembro de 2010

EB1 DA SILVA - TURMA DO 2.ºANO - ÁREA DE PROJECTO

De acordo com o tema do Projecto Curricular de Turma, os alunos irão na Área de Projecto realizar diversas actividades relacionadas com o tema: "CRESCER COM SAÚDE - ALIMENTAÇÃO, HIGIENE ORAL e ACTIVIDADE FÍSICA" de forma a adquirirem hábitos promotores de saúde.

Algumas actividades realizadas relacionadas com a alimentação saudável e actividade física:


JOGO DA RODA DOS ALIMENTOS

Neste jogo os alunos (em grupo) tinham de levar vários tipos de alimentos de um local assinalado até à roda dos alimentos e colocá-los no grupo correcto da roda.






JOGO: Se Eu EscaPASSE ao Intruso… (jogo sugerido pelo programa PASSE)

Constituem-se três equipas com alimentos representados na Roda dos Alimentos de 6 ou 7 elementos cada, consoante o número de alunos da turma. Sempre que uma equipa jogar, pedem-se 3 voluntários das restantes crianças, que serão os intrusos (refrigerantes, doces, gorduras) e que são alimentos que se querem introduzir na roda dos alimentos. Cada equipa tem como objectivo transportar alimentos promotores da saúde, personalizados pelas próprias crianças, de um extremo do campo para o outro – sendo o mesmo delimitado por cordas ou desenhado no chão e tendo uma dimensão necessária para a concretização do desenrolara actividade – e joga uma equipa de cada vez.
Inicialmente, encontra-se numa das extremidades do campo a equipa que vai jogar. No meio do campo, encontram-se três crianças, chamadas “INTRUSOS”, que tentam apanhar o maior número de elementos da equipa em jogo, impedindo-os de chegar ao fim do campo e colocar lá o alimento saudável. Sempre que um intruso apanhar um alimento saudável, este fica parado e não se pode mexer mais, podendo o intruso ir apanhar outro alimento. Ganha a equipa cujo maior número de crianças atingiu a extremidade do campo.




Sem comentários:

Powered By Blogger