11 de outubro de 2013

A água - um bem essencial à vida


No dia 2 de outubro de 2013, o senhor engenheiro Diogo Navarro veio falar-nos sobre a importância da água e sobre a sua viagem na natureza.
Falou-nos do Ciclo Natural da água e do Ciclo Urbano da Água desde a recolha da água no rio, às fases de tratamento: decantação, filtração e desinfeção até a distribuição da água potável até às nossas casas. Todas estas fases de tratamento fazem-se na ETA (Estação de Tratamento de Água). Também nos falou sobre a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais).O Sr. engenheiro explicou-nos que como há muita pouca água doce no planeta devemos cuidar dela, tratá-la e devolvê-la à natureza sem poluir o ambiente. A água que usamos em nossas casas no nosso dia a dia fica poluída e vai para os esgotos. A ETAR recolhe a água dos esgotos para a limpar passando por vários tratamentos de recolha de vários resíduos e impurezas, antes de ser lançada novamente ao rio para ser novamente sugada para a ETA. A este percurso chama-se Ciclo Urbano da Água.
Alertou-nos para os riscos na saúde do consumo de água imprópria. Disse-nos que devemos beber muita água e trocamos ideias acerca de diferentes formas de poupar a água.
No dia 4 de outubro, o sr. Engenheiro voltou novamente a visitar-nos e, desta vez, realizou duas experiências connosco: como funciona o processo de filtração da água e o funcionamento do ciclo natural da água. Ficamos muito admirados quando vimos a água acastanhada cair no copo novamente, mas já transparente.
Nós gostámos imenso da visita do Sr. Engenheiro à escola porque nos ajudou a refletir o quanto a água é importante para todos os seres vivos, como e porquê a devemos poupar e a importância dela para a nossa saúde. Se bebermos água imprópria podemos ficar doentes. É necessário poupar a água, preservá-la e não a poluir porque todas as pessoas do planeta precisam de água doce potável, para a poder consumir e o Ciclo Natural da Água, sozinho, já não consegue satisfazer as necessidades de toda a população mundial.

                                   Alunos do 4º ano da E.B.1 de Campo

Sem comentários:

Powered By Blogger