14 de fevereiro de 2014

S. Valentim em Aborim

No dia de S. Valentim falamos dos lenços dos namorados.
Conhecemos esta tradição de Vila Verde e o motivo dos lenços terem erros ortográficos, pois a maioria das bordadeiras não sabiam ler nem escrever, limitando-se a copiar as letras e palavras de marcadores que já estavam feitos.“Diz a tradição que a rapariga bordava um lenço para um rapaz de quem gostava e caso este o aceitasse e usasse ao pescoço ou no casaco, o compromisso entre os dois estava assumido com vista a um futuro casamento. Se o rapaz não estava interessado naquela rapariga, devolvia-lhe simplesmente o lenço. Se e por vezes isso acontecia, esse compromisso viesse a desfazer-se no futuro, o rapaz devolvia à ex-namorada o lenço que esta lhe tinha oferecido, bem como todas as cartas, fotografias e outros objetos pessoais.”
Como não foi possível bordar, pintamos em tecido alguns lenços com quadras nossas, de amor e amizade. Ficaram lindos!
Aqui estão os nossos trabalhos de escrita:

Amor é um sentimento muito bonito.
Bonito é o namorado que eu quero ter,
Ter muitos bilhetes e cartas apaixonadas.
Apaixonadas são as raparigas pelos rapazes.
Rapazes que devem ser muito amorosos.
Amorosos são aqueles que nos dão Amor.
grupo: Vanessa, Joana, João, Mariana C., Gabriel e Eduarda

Amor, amizade e carinho
Muitos sentimentos a ter
O amor é importante na vida
Recordar é também viver.
                                   Gabriel

Tu és a minha flor
que me faz suspirar.
Vem para a minha beira
para melhor eu te amar.
                                 Luís

És o meu melhor amigo
O meu fiel companheiro
Gosto de estar contigo
És o maior do mundo inteiro.
                               Joana

Amor e alegria
Amizade e Paixão.
E o que eu mais tenho
Dentro do meu coração.
                               Mariana C.

O amor é muito bonito
e aparece sem contar.
Aquece o meu coração
e só me faz cantar.
                            Vanessa

Amor é muito lindo,
sentimento que voa no ar.
Eu sou aquele que te ama
contigo gosto de estar.
                           Pedro F.

Tu estás no meu coração
gosto de estar contigo.
Dá-me a tua mão
Vou levar-te comigo.
                          Maria Inês

Sem comentários:

Powered By Blogger