20 de novembro de 2009

Área de Projecto - Campo

A E.B.1 de Campo tem vindo a desenvolver um projecto intitulado “Tradições, Usos e Costumes. Primeiro foram estudados as tradições relacionadas com a agricultura do meio local, seguidamente desenvolveram-se as tradições relacionadas com o traje e, neste ano lectivo, e para dar continuidade ao projecto o tema é “ Tradições, Usos e Costumes-Gastronomia das regiões.

Mensalmente, é servido aos alunos, depois da investigação feita, um almoço-convívio típico de cada região em estudo. Este projecto está a ser desenvolvido em colaboração com a empresa fornecedora das refeições, Associação de Pais das Escolas de Campo e Juntas de freguesia de Campo e Alvito S. Martinho. Neste almoço-convívio participam alunos, professores, auxiliares, elementos da Associação de Pais, representantes das Juntas da Freguesia de Campo e Alvito S. Martinho e representantes do Agrupamento de Escolas do Vale de Tamel.

O primeiro almoço servido, ocorreu no Dia Mundial da Alimentação, cuja ementa constou de um prato típico minhoto: papas de sarrabulho, broa caseira e rojões à moda do Minho acompanhado de arroz de ervilhas e alface.

No dia do Magusto novo almoço deliciou a pequenada! Desta vez, o almoço-convívio contou com um prato típico da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este almoço foi confeccionado em Campo e os alunos puderam assistir à sua confecção. A ementa foi sopa à transmontana, posta à mirandesa acompanhada com grelos e batata cozida, sumo natural e leite-creme.

Os alunos estão satisfeitos com o desenrolar do projecto e esperam ansiosos por acrescentar ao mapa, que elaboraram no início do ano lectivo e que foi afixado na cantina da escola, nova região e novo almoço. Deste modo, o almoço, reforça ainda mais, o seu conhecimento acerca de cada região.

A par da gastronomia, os alunos investigam ainda algumas ervas aromáticas usadas na confecção dos pratos típicos, e outras, com fins medicinais para elaboração dum herbário.


Sem comentários:

Powered By Blogger