6 de janeiro de 2010

ÁREA DE PROJECTO “De mãos dadas pela Saúde”




Árvore de Natal Saudável



e



Ecológica



Este ano, na nossa sala fizemos uma árvore de Natal muito diferente do habitual. Como estamos a trabalhar na Área de Projecto temas relacionados com a saúde, a nossa professora deu a ideia de fazermos a nossa árvore de Natal em forma de pirâmide alimentar e utilizando materiais recuperáveis.



Nós, alunos do 1.º e 4.º ano, adorámos a ideia, pusemos mãos à obra, e o resultado não podia ter sido melhor.

Aproveitámos que havia um pinheiro artificial na escola e enfeitámo-lo com sacos de tecido recheados com constituintes alimentares que estão representados na roda dos alimentos, tendo em atenção as quantidades aconselhadas por cada grupo. Assim, na base do pinheiro colocámos alimentos que devem ser consumidos com frequência (arroz, batatas, massas, cereais e pães); de seguida, noutro patamar, os legumes e vegetais; a seguir o leite e os seus derivados; num quarto patamar colocámos o grupo das proteínas (carne, peixe e ovos) e no topo da pirâmide os alimentos que devemos consumir com moderação, ou seja, as gorduras (manteiga e azeite). Ah, e bem lá no cimo da árvore em vez da habitual estrela, colocámos o alimento mais indispensável e que está presente em todos os outros, a água. Esta, ficou tão bonita com o seu gorro de Pai Natal!Para a nossa árvore ficar ainda mais preenchida, pendurámos à sua volta alguns corações e bolas feitos com massinhas e sementes de periquito.

E desta forma, obtivemos uma árvore de Natal que procurou preservar a imagem tradicional do pinheiro natalício e, ao mesmo tempo, transmitir a mensagem do projecto Promoção e Educação para a Saúde.

O restante presépio, também foi feito com materiais recuperáveis (restos de tecido, lãs, arame…) e elementos da Natureza (musgo, palha, pedras, bugalhos…).

Concluindo, todos gostámos de participar nesta actividade e ficámos muito satisfeitos com o resultado final.

Texto colectivo 1.º e 4.º ano

Sem comentários:

Powered By Blogger