23 de março de 2011

Semana da Leitura na EB1/JI de Fraião…

A abertura da Semana da Leitura iniciou com um diálogo em contexto de sala de aula para dar conhecimento de todas as actividades a realizar. O objectivo desta actividade foi motivar para a apetência da leitura, divulgar livros e autores, permitir aos alunos o contacto/diálogo com um ilustrador e promover actividades de animação cultural. O incentivo à leitura, a contribuição para a vivência de novas realidades, o adquirir de vocabulário e competências linguísticas, bem como a interacção com a família e demais elementos da Comunidade Educativa, foram os objectivos traçados.

Durante a semana, os Encarregados de Educação, ou familiares, participaram com a leitura de contos escolhidos pelos mesmos nas salas de aula, ou na biblioteca da escola.
De realçar uma actuação de dois membros do Teatro TPC de Carapeços, onde o Professor José Fernandes e José Martinho Andrade presentearam os alunos com um vasto repertório, onde não faltou a música através de acordes de viola.
Como ponto alto de toda esta actividade, destacámos a presença do ilustrador Arlindo Fagundes, que provocou um grande impacto nas crianças ao dissertar sobre o seu trabalho, mostrando diversas ilustrações que fez para os livros da colecção “Uma Aventura”. Entrevistas, uma sessão de autógrafos e a oferta do símbolo de Barcelos (Galo), foi o término desta actividade.


Para encerramento desta semana, os alunos da escola participaram com dramatizações e cantigas. Todos os participantes deixaram uma mensagem no livro de honra e receberam um diploma de participação. Todos os objectivos foram amplamente conseguidos e granjearam a simpatia e o agrado de todos os participantes. Antecipadamente a escola tinha sido decorada a preceito com cartazes e ilustrações elucidativos deste tema.


Sem comentários:

Powered By Blogger