19 de março de 2012

Semana da Leitura na E.B.1 de Campo

Na semana da leitura, que decorreu de 5 a 9 de março, na escola de Campo, todos os meninos dedicaram mais tempo a ler e a ouvir histórias.
Iniciámos a semana com a feira do livro. Todos os meninos, folhearam livros: histórias, contos, lengalengas, trava línguas, poemas, aventuras… de vários autores: António Mota, Alice Vieira, Álvaro Magalhães, Luísa Ducla Soares, Ana Magalhães, Alexandre Parafita, …
Quase todos os meninos compraram livros.


Recebemos também, algumas pessoas convidadas que contaram histórias interessantes. O professor Belmiro contou-nos a história” A maior flor do mundo” de José Saramago, e trouxe-nos um filme da mesma história, para além de nos falar do autor. O presidente da Junta de Campo leu-nos a história “A tartaruga, o elefante e o hipopótamo” de Álvaro Magalhães e falou-nos da importância da leitura para a vida. A jovem estudante de jornalismo contou-nos a “Lenda do Galo de Barcelos”.


Para encerrarmos a semana, recebemos o escritor António Mota que nos declamou algumas poesias e contou-nos algumas histórias da sua vida enquanto escritor. Nós fizemos-lhe perguntas sobre as suas obras. Todas as turmas apresentaram atividades que desenvolveram durante as aulas, sobre as obras trabalhadas. Os meninos declamaram poesias da sua autoria, entoaram canções adaptadas às suas obras e apresentaram uma peça de teatro e um teatro de sombras.



No final o escritor António Mota deu-nos um trabalho de casa em linguagem gestual que queria dizer “ Ler não engorda”.

Alunos da E.B.1 de Campo

Sem comentários:

Powered By Blogger