21 de junho de 2012

A Maior Flor do Mundo

   Numa linda aldeia, vivia um rapazito chamado José juntamente com a sua humilde família.
 Um dia, ele foi passear com os seus pais e encontraram uma linda árvore. Resolveram trazer a árvore para plantar no seu quintal. Enquanto o pai retirava a árvore, o menino apanhou um inseto cuidadosamente e trouxe-o numa pequena caixinha.
   Ao chegar a casa, ao abrir a caixa deixou escapar o bichinho. O menino ficou triste e, com muita pena, resolveu tentar apanhá-lo novamente. Percorreu olivais e campos floridos perdendo de vista o inseto.
   Nisto, avistou uma linda borboleta que pousava de flor em flor e decidiu segui-la. Não conseguiu apanhá-la mas, ao subir uma colina avistou uma flor, muito murcha. Apesar de estar muito cansado, pensou salvá-la mas, ali por perto, não havia pinga de água. Então resolveu ir buscar água ao rio, que ficava distante. Como não tinha onde a trazer, fez uma concha com as palmas das suas mãos mas, como era longe, chegava ao pé da flor apenas com três gotas de água que mesmo assim, a refrescava. O menino fez este percurso vinte vezes até que, a flor começou a ficar arrebitada e a crescer cada vez mais.
   A flor começou a deitar um perfume agradável e ficou com as suas pétalas muito coloridas que pareciam as cores do arco íris. O menino já sem forças, acabou por adormecer junto da flor. Para o cobrir e para lhe agradecer, a flor deixou cair uma pétala para o resguardar do orvalho.
   Os seus pais quando deram pela sua falta, procuraram por todo o lado muito aflitos. Ao pôr do sol, olharam para a colina. Avistaram uma grande flor e foram em direção a ela. Quando lá chegaram avistaram o José a dormir profundamente junto da flor. O menino acordou, foi ter com os pais que o abraçaram com muita ternura e o levaram carinhosamente às costas. A partir daquele dia, as pessoas admiravam aquela flor que nunca mais deixaram murchar.


Nas folhas escrevemos o seguinte poema visual : 

Numa colina,
Nasceu uma bela flor!
Que o menino salvou
Com muito amor!

Formou uma concha 
Com as suas mãos
Refrescou a flor
Com muito amor!

A flor cresceu,
Com as cores do arco íris
Deitou um belo perfume,
E o menino adormeceu!

Para lhe agradecer 
Libertou uma pétala
Cobriu o menino
Com muito carinho!

Alunos do 3º ano da E.B.1 de Campo

2 comentários:

Anónimo disse...

Este texto e muito bonito!

Anónimo disse...

ficou muito bonito o trabalho que fizemos

Powered By Blogger